Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Morreu o padre Joaquim Martins

José Furtado - 02/12/2022 - 10:46

Sacerdote tinha 50 anos e morreu de doença prolongada. Instituto Pina Ferraz, de que era presidente, cancelou encerramento das comemorações dos 70 anos.

Partilhar:

Joaquim Martins tinha 50 anos. Foto Unidade Pastoral de Penamacor

O padre Joaquim Martins, que estava há vários anos no concelho de Penamacor, morreu esta quinta-feira aos 50 anos, vítima de doença prolongada, anunciou a Diocese da Guarda.

O funeral está marcado para esta sexta-feira, 2 de dezembro, com um missa na igreja paroquial de Penamacor durante a manhã, presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, que é natural do concelho.

O corpo do sacerdote que nasceu na Guarda segue depois para Miuzela, localidade do concelho de Almeida, que adotou como terra de origem.

Joaquim António Morais Martins nasceu a 7 de setembro de 1972 e foi ordenado a 8 de dezembro de 1999.

Frequentou os seminários diocesanos, Fundão e Guarda, passando por uma experiência missionária em Nampula, Moçambique.

Foi neste país que inserido no Movimento da Juventude Hospitaleira participou no projeto de apoio às crianças de rua.

Antes de assumir as paróquias de Aldeia do Bispo, Aldeia de João Pires, Aranhas e Salvador, no arciprestado de Penamacor, esteve em Peroviseu e Silvares, no arciprestado do Fundão.

Foi ainda administrador paroquial de Benquerença, Meimoa e Penamacor e em 2021, a pedido da Conferência Episcopal, foi nomeado Assistente Nacional da Liga Operária Católica e da Juventude Operária Católica.

Era ainda presidente do conselho de administração da Fundação Pina Ferraz que tinha marcado para esta sexta-feira o encerramento das comemorações do 70 anos, cujo colóquio foi cancelado.

COMENTÁRIOS