Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Município recebe "tijolo" para uma habitação digna

Lídia Barata/José Furtado - 10/02/2022 - 12:00

O Núcleo Distrital da Rede Europeia Anti Pobreza continua a sensibilizar os autarcas para a importância de todos terem direito a uma habitação.

Partilhar:

Panamacor já tem ativas algumas políticas para a habitação

A Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) Portugal, através do seu Núcleo Distrital de Castelo Branco, entregou simbolicamente terça-feira, dia 8 de fevereiro, a "Primeira Pedra" para uma habitação digna para todos ao Município de Penamacor.

O tijolo, que simboliza a Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação, promovida pela EAPN, tem impresso numa das faces o artigo 65.º da Constituição da República Portuguesa (todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar) e, no seu verso o desejo de bom mandato aos novos elencos executivos.

Em Penamacor, os responsáveis do Núcleo Distrital da EAPN foram acolhidos pela vice-presidente da Câmara Municipal, Ilídia Cruchinho, que agradeceu a gentileza de integrarem a autarquia nesta Campanha, até porque, como referiu, “toda a equipa da Câmara está envolvida na resolução da habitação no concelho”.

A vice-presidente do Município frisou que “existe um trabalho exaustivo de levantamento da habitação degradada, pelo Gabinete de Ação Social e Educação. Tendo uma população muito envelhecida, já sinalizada, o intuito é criar condições de habitação digna para todos os residentes do concelho de Penamacor”.

Ilídia Cruchinho reforça ainda que a autarquia penamacorense sempre teve esta preocupação. Aprovou um Regulamento de Apoio à Habitação que ainda se mantem em vigor. A Câmara promove também reuniões de sensibilização com as juntas de freguesia, para unir esforços e realizarem um trabalho conjunto, no sentido de conseguir uma habitação digna para todos".

Recorde-se, tal como já foi noticiado pelo Reconquista, que o Município de Penamacor tem um projeto para a construção de dois blocos de moradias, um na zona da Água Férrea, com seis moradias geminadas, e outro na zona do colégio, com três moradias geminadas, sendo esta a primeira vez em 20 anos que a autarquia avança com a construção de habitação no concelho. De referir ainda que o concelho de Penamacor está totalmente coberto com programas estratégicos de reabilitação urbana, o que permite o acesso a benefícios fiscais para quem quiser recuperar casa. E tem desde 2003 um regulamento de apoio à habitação de agregados familiares carenciados.

COMENTÁRIOS