Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penamacor: Praias recebem prova internacional de ténis

Reconquista - 20/09/2019 - 20:53

As praias fluviais de Benquerença e Meimoa recebem a competição que traz a Penamacor o número dois do ranking mundial.

Partilhar:

Praia fluvial da Meimoa será um dos campos do evento. Foto arquivo Reconquista

O concelho de Penamacor será durante seis dias o alvo de atenção dos adeptos do ténis de praia, uma modalidade que tem raízes no ténis tradicional e que surgiu oficialmente em Portugal há cerca de 15 anos. As praias fluviais de Benquerença e Meimoa recebem entre os dias 21 e 29 o Fluvial Beach Tennis Tour Penamacor, uma prova internacional que segundo a Câmara Municipal de Penamacor é pontuável para o ranking mundial.

Em Penamacor está confirmada a presença dos melhores atletas nacionais nos dois sexos mas também de nomes internacionais como o espanhol Antomi Ramos Viera, que subiu recentemente a número dois do ranking mundial e que é apontado como um dos favoritos à vitória, juntamente com o parceiro italiano Paolo Tronci.

Os adversários mais diretos são o também espanhol Gerard Rodriguez Qerol e Anderssons Niklass, da Letónia.

Os prémios monetários ascendem aos seis mil dólares.

As cores nacionais serão defendidas por atletas como Henrique Freitas e Pedro Maio, que são os portugueses melhor cotados na classificação mundial.

Na competição feminina as espanholas Omayra Farias e Ganesha Diaz são as melhores cotadas, tendo como principais concorrentes as portuguesas Manuela Cunha e Catarina Alexandrino.

Os torneios têm entrada livre e segundo a Câmara Municipal de Penamacor, que apoia a organização em conjunto com as juntas de freguesia das duas aldeias, é também uma oportunidade para conhecer as praias fluviais e os espaços de lazer que estas possuem.

Segundo a Federação Portuguesa de Ténis a modalidade é praticada num campo de areia de praia e segue o mesmo esquema de pontuação do ténis tradicional. A única diferença é que a bola é jogada pelo ar, sendo falta quando toca na areia. As raquetes e bolas são as mesmas do padel, outra variante do ténis.

O ténis de praia começou oficialmente em Portugal em 2005, com o primeiro circuito nacional organizado pela Federação Portuguesa de Ténis.

COMENTÁRIOS