Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Penha Garcia: Séculos de S. Pedro de Alcântara em exposição

Reconquista - 20/08/2021 - 15:00

Escultura de arte sacra, pintura, cerâmica, ourivesaria religiosa, manuscritos e uma valiosa coleção de livro antigo e obras raras.

Partilhar:

Momento da sessão inaugural. Foto cedida pela CMIN

A exposição «Os Séculos de S. Pedro de Alcântara: Cultura e Devoção entre Quatrocentos e Seiscentos na Coleção João Pires de Campos» está patente no Museu de São Pedro de Alcântara, em Penha Garcia.

A mostra é composta por parte do vasto espólio do Padre João Pires de Campos, doado à Câmara de Idanha-a-Nova, incluindo peças de escultura de arte sacra, pintura, cerâmica, ourivesaria religiosa, manuscritos e uma valiosa coleção de livro antigo e obras raras, como realça o município idanhense.

“Alvo de especial devoção pelo Padre João Pires de Campos, São Pedro de Alcântara nasce no ocaso do século XV e morre na segunda metade do século seguinte, sendo canonizado em 1669”, lembra a mesma informação.

A coleção abrange sobretudo os séculos XV, XVI e XVII e tem sido alvo de tratamento e conservação pelo Serviço de Arqueologia, Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, alude a concluir a autarquia.

COMENTÁRIOS