Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Igreja: Patriarca diz que pobreza é uma tragédia

- 07/03/2024 - 9:28

O Patriarca de Lisboa considera que o aumento da pobreza é uma “tragédia” e que o combate ao fenómeno tem de ser uma “prioridade sempre e não só em tempo de campanha eleitoral”.

Partilhar:

foto JN

 Patriarca de Lisboa considera que o aumento da pobreza é uma “tragédia” e que o combate ao fenómeno tem de ser uma “prioridade sempre e não só em tempo de campanha eleitoral”.
À margem de uma eucaristia que presidiu na Basílica de Mafra, recentemente no âmbito do dia da Cáritas Portuguesa, D. Rui Valério criticou a “incapacidade portuguesa de décadas, se não séculos, de caminhar para salários ao nível da média europeia”.
Sobre o recente relatório da Cáritas Portuguesa – cujas conclusões apontam para mais de 500 mil portugueses em situação de pobreza severa e para um fraco progresso na luta à exclusão social nos últimos quatro anos –, o antigo bispo das Forças Armadas pediu uma união de esforços “de ordem económica, social, política e também religiosa” para aumentar os rendimentos das famílias mais pobres.
O Patriarca destacou ainda que a pobreza também tem uma “forte dimensão social”, nomeadamente quando afeta imigrantes que não entram nas estatísticas.
“Após tantos anos de empenho pela dignidade humana, chegamos a 2024 com estatísticas tão preocupantes. Temos ainda de ter ainda em conta que uma parte significativa daqueles homens, mulheres, idosos e até crianças que vivem à beira da estrada não são contemplados nesse relatório por serem migrantes- e que estão numa situação transitória em Portugal e nas nossas cidades”.

COMENTÁRIOS