Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Poesia: Gonçalo Salvado lança nova obra

Reconquista - 16/09/2021 - 15:00

“Feliciter Ardet - Novos poemas do amor e do vinho” é o novo livro de poesia de Gonçalo Salvado, ilustrado com desenhos originais do escultor Francisco Simões.

Partilhar:

Gonçalo Salvado junta mais um número à sua coleção de livro/garrafa

“Feliciter Ardet - Novos poemas do amor e do vinho” é o novo livro de poesia de Gonçalo Salvado, ilustrado com desenhos originais do escultor Francisco Simões, um dos mais emblemáticos representantes do sensualismo erótico em arte em Portugal e que já colaborou noutras obras do poeta albicastrense.

Este novo título, que traduzido do latim significa “Arde com felicidade”, é mais um da coleção de poesia em formato original de livro/garrafa, dirigida por Gonçalo Salvado e com a chancela da Editora Lumen, com a Livraria Sá da Costa Editora de Lisboa, em parceria com a Quinta dos Termos. Esta obra, materializa uma vez mais a relação simbólica e milenar entre o vinho e a poesia.

“Feliciter Ardet” reúne poemas inéditos de Gonçalo Salvado com o tema do vinho no contexto amoroso e cujo título reproduz um verso de Ovídio (43 a.C. - c. 18 d.C.). Pretende ser um tributo à obra mais emblemática deste poeta latino, a Arte de Amar, uma das mais célebres da poesia ocidental, que imortalizou o autor como “pedagogo do amor”. O vinho é um elemento recorrente, visto por Ovídio como um dos auxiliares do amor, afirmando que “o vinho põe o coração a jeito e torna-o pronto para a fogueira”. Baco, o deus do vinho, “ajuda os amantes e alimenta o fogo em que ele próprio se inflama”. E a junção do amor com o vinho é descrita como “Vénus no vinho é fogo no fogo”, o verso que abre este novo livro de Gonçalo Salvado.

A apresentação do livro, com texto de abertura de Maria João Fernandes, assinala os 20 anos da Quinta dos Termos. Será ainda o mote para o projeto, “A imortalidade do amor, os amantes de Pompeia – Contributo para a fixação de um novo mito amoroso”, que engloba uma antologia poética, organizada por Gonçalo Salvado, com poemas inspirados nos “Amantes de Pompeia”, e que será editada pela Lumen em formato livro convencional, e uma exposição coletiva de escultura, pintura e gravura comissariada por Maria João Fernandes.

COMENTÁRIOS