Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Luís Correia diz que fica mas PSD pede demissão

José Júlio Cruz/Lídia Barata - 21/06/2019 - 15:34

O presidente da Câmara de Castelo Branco garantiu que vai continuar na autarquia até ao recurso judicial final. Horas depois, a concelhia do PSD pediu a sua demissão.

Partilhar:

Luís Correia leu uma declaração na reunião pública de sexta-feira, dia 21.

O presidente da Câmara de Castelo Branco na reunião pública do executivo de sexta-feira, dia 21 de junho, garantiu que vai continuar na autarquia até ao recurso judicial final, confiante na reversão da decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Castelo Branco, que declarou esta quarta-feira, a perda do seu atual mandato.

Horas depois, a concelhia do PSD de Castelo Branco fez uma conferência de imprensa a pedir a demissão de Luís Correia, como consequência política.

No decorrer da reunião do executivo, Luís Correia leu uma declaração onde refere que “da sentença consta como factos provados (entre outros) que «não tive qualquer influência ou participação nas propostas de abertura dos procedimentos, na indicação das empresas a convidar, na urgência ou não do procedimento a adotar ou na seleção dos concorrentes: todas essas propostas foram efetuadas pelos respetivos serviços administrativos»”.

O autarca acrescentou também que “tendo não obstante o Tribunal considerado estar-se perante «uma presunção absoluta de parcialidade» não sendo necessário provar que em concreto atuei de forma parcial”.

Sendo que “a decisão judicial foi proferida por um tribunal de 1ª instância de que cabe recurso com efeito suspensivo para o Tribunal Central Administrativo Sul, que por acórdão de um coletivo de juízes-desembargadores decidirá se concede, ou não, provimento ao recurso” que o advogado de defesa irá apresentar.

“Continuarei, pois, legalmente, no pleno exercício do cargo para o qual fui eleito pelos albicastrenses, a trabalhar com total dedicação e empenho, em prol deste concelho e das suas gentes”, reitera Luís Correia, acreditando que “será feita justiça, mesmo que seja a seu tempo”.

Distinguindo “à justiça o que é da justiça e à política o que é da política”, a concelhia de Castelo Branco do PSD afirma que “Luís Correia tem violado permanentemente os valores da ética, da transparência que não podem faltar no exercício de funções públicas”, lembrando que ao longo dos últimos anos “temos assistido a um clima de medo e promiscuidade em Castelo Branco, com a Câmara amarrada a interesses e um presidente convicto que quer, pode e manda”.

Carlos Almeida, presidente da concelhia, considera que “a sua condenação, apesar do recurso, retira-lhe qualquer capacidade de influência e espaço de reivindicação, para além da natural hesitação que sentirão todos os nossos interlocutores”.

Reitera assim que “Luís Correia traiu a confiança dos albicastrenses e não tem condições para se prolongar nas funções de Presidente do município”, exigindo, por isso, “a sua demissão de presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco”.

COMENTÁRIOS

Manuel
à muito tempo atrás
Luis correia: Tenha vergonha e demita-se
Antonio Dias Ribeiro
à muito tempo atrás
Esta gente agarra-se ao poder, tal como o polvo que se estende a todos os buracos e esconderijos.
Jacinto Duraes
à muito tempo atrás
O Presidente da Guarda foi incriminar o e está à solta . VERGONHA