Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Poluição: Agência do Ambiente coloca medidores em Perais e Fratel

José Furtado - 22/03/2017 - 16:14

 SOM  A medida foi anunciada no Dia Mundial da Água e está focada no rio Tejo.

Partilhar:

A Agência Portuguesa do Ambiente está a reforçar a medição da poluição. Foto arquivo Reconquista

A Agência Portuguesa do Ambiente instalou dois dispositivos de análise da qualidade da água do rio Tejo, um em Perais e outro na albufeira de Fratel (a montante da barragem).

O objetivo é analisar em permanência a qualidade da água do rio, algo que até ao momento só era feito de forma esporádica.

Os sistemas entraram em funcionamento na segunda-feira, dia 20, e a sua implementação foi anunciada esta quarta-feira, no Dia Mundial da Água.

João Pedro Matos Fernandes, o ministro do Ambiente, diz que com esta medida “temos dados sobre a qualidade da água do Tejo e não tínhamos”, referindo que os poucos dados que existem desde 2010 “demonstram até uma melhoria”.

As declarações foram feitas esta quarta-feira em Idanha-a-Nova, onde o ministro inaugurou o Centro Documental Raiano, que reúne milhares de livros, revistas e outros documentos ligados a temas ambientais.

Segundo o governante os valores do fósforo no Tejo ultrapassam os níveis máximos, devido à atividade agrícola, havendo ainda registos da existência de alguns metais pesados, situação que “é naturalmente preocupante”.

O ministro recorda que nas últimas semanas foram tomadas diversas medidas de controlo da poluição no Tejo, como a suspensão da empresa Centroliva em Vila Velha de Ródão e o desmantelamento de um coletor “estranhíssimo” com 1,5 quilómetros no Carregado.

“Não podemos garantir um inspetor em cada esquina mas a qualidade certamente vai melhorar nos próximos tempos”, espera Matos Fernandes.

COMENTÁRIOS

armindo silveira
à muito tempo atrás
"Tocar" na Celtejo é que é proibido...