Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Castelo Branco: Dois dias de luto municipal pelo falecimento de António Salvado

João Carrega - 06/03/2023 - 18:03

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco decretou dois dias de luto municipal pelo falecimento do poeta albicastrense António Salvado.

Partilhar:

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco decretou dois dias de luto municipal pelo falecimento do poeta albicastrense António Salvado.

Nos dias 7 e 8 de março a bandeira do Município irá estar a meia haste no edifício dos Paços do Concelho. A decisão foi confirmada ao Reconquista pelo presidente do Município, Leopoldo Rodrigues.

De acordo com o despacho (que será ratificado na próxima reunião de Câmara), a que tivemos acesso, Leopoldo Rodrigues lembra que “o nome de António Salvado e a sua obra vão decerto permanecer na memória de todos albicastrenses, através do seu legado poético, em particular, e pelo acervo bibliográfico e documental que legou à Cidade de Castelo Branco, o qual será património da futura Casa António Salvado”. Será a casa onde nasceu, na rua d'Ega, que o poeta doou à autarquia, que irá acolher todo esse património.

O autarca adianta que António Salvado é uma “figura de relevo na cultura albicastrense, mas também a nível regional e nacional. É considerado um dos maiores poetas portugueses da contemporaneidade, com uma obra poética que se estende por mais de 100 títulos publicados, a qual tem sido reconhecida em Portugal e no estrangeiro, sobretudo em Salamanca, em cuja universidade titula uma cátedra. Foi também tradutor de poetas castelhanos e latino-americanos”.

Leopoldo Rodrigues diz que foi “com profundo pesar e consternação que tomamos conhecimento do seu falecimento”. O autarca lembra que o “seu nome atingiu maior amplitude através do Prémio Internacional de Poesia António Salvado/Cidade de Castelo Branco, que cumpre este ano a sua terceira edição, e tem suscitado elevada e qualificada adesão por parte de poetas de renome, nacionais e espano-latino americanos”.

O presidente do Município considera que “além do ofício poético, António Salvado é autor de um considerável registo de textos em prosa, sejam de carácter biográfico ou recensório de autores conhecidos, mas também de ordem ensaística”, e recorda o seu percurso enquanto professor e diretor do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.

Recorde-se que o poeta António Salvado faleceu faleceu este domingo (5 de março), aos 87 anos de idade, em Castelo Branco.

Foi Doutor Honoris Causa pela Universidade da Beira Interior e condecorado pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva com o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

O velório decorre, esta segunda-feira, no salão da Igreja dos Redentoristas (Fradinhos), em Castelo Branco. Na terça-feira, no mesmo local, pelas 10H00 decorre uma eucaristia, seguindo-se, às 10H30, o funeral

COMENTÁRIOS

JMarques
No ano passado
Paz à sua alma.