Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova : Jurista deixa alertas sobre direitos do consumidor

Reconquista - 16/12/2021 - 8:00

Fatura da água, saúde ou energia foram alguns dos temas que marcaram as ações de informação que decorreram no concelho de Proença-a-Nova.

Partilhar:

Jurista esclareceu dúvidas dos consumidores

“Emagreça a fatura da água”, “A saúde a que tem direito”, “Consumir energia com eficiência “e “SOS Consumidor Sénior” foram os temas que marcaram as ações de informação que decorreram em diversas aldeias do concelho de Proença-a-Nova ao longo da última semana, uma iniciativa organizada pelo “Projeto Enraizar” do Conselho Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLDS4G), em parceria com o Município.

Orientadas por Tânia Santana, jurista da DECO, estas ações tiveram o objetivo alertar a população para a postura que devem assumir enquanto consumidores.

A primeira sessão decorreu na aldeia do Chão do Galego, sobre o tema “Emagreça a fatura da água”. No mesmo dia teve lugar em Proença-a-Nova a sessão sobre o tema “A saúde a que tem direito”, onde foram dados a conhecer alguns dos principais direitos das pessoas enquanto utentes do Sistema Nacional de Saúde. No final oradora e plateia trocaram ideias sobre outros temas. “Como complemento, achámos pertinente falarmos um pouco de questões sobre faturação dos serviços públicos essenciais, que todos nós recebemos nas nossas casas. Demos alertas sobre este tipo de práticas comerciais desleais e agressivas, que tendem a ter como público-alvo a população sénior”, explicou Tânia Santana, alertando que este tipo de ações acaba por tomar outro cariz quando o público-alvo é a população mais idosa.

Na aldeia do Pergulho foi abordado o tema “Consumir energia com eficiência” e em Pedra do Altar a ação teve como foco “SOS Consumidor Sénior”. De acordo com Tânia Santana, “há ações específicas para consumidores seniores e outras para o público em geral, nas quais se tenta abordar os pontos mais relevantes e partilhar exemplos práticos. Neste caso, de uma maneira ou outra, as pessoas já têm sensibilidade para perceber algumas situações”.

COMENTÁRIOS