Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: 46 cirurgias às cataratas apoiadas

Reconquista - 03/11/2022 - 8:00

O protocolo entre o Município de Proença-a-Nova e a Fundação Álvaro de Carvalho já permitiu realizar 46 cirurgias às cataratas a utentes do concelho desde 2018.

Partilhar:

A Fundação Álvaro Carvalho tem sido fundametnal neste apoio

O protocolo entre o Município de Proença-a-Nova e a Fundação Álvaro de Carvalho, no âmbito do projeto “Dar visão ao interior – região centro” já permitiu realizar 46 cirurgias às cataratas a utentes do concelho desde 2018. As cirurgias realizaram-se no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, mas os últimos utentes foram intervencionados, a 14 de outubro, no Instituto Microcirurgia Ocular, em Castelo Branco.

Em comunicado, o Município explica que em 2019 a Fundação Álvaro Carvalho solicitou a integração de uma nova entidade, The Claude and Sofia Marion Foundation, “para manter o ritmo de crescimento e participar oficialmente neste projeto solidário, permitindo a sustentabilidade do objetivo final”.

João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, revela que “este protocolo está incluído na estratégia do Município de apoiar os cidadãos mais vulneráveis e que necessitam de atenção especial, proporcionando assim melhor qualidade de vida”.

A prioridade clínica e carência económica são os critérios de seleção dos utentes, realizada em parceria com a Coordenação do Centro de Saúde de Proença-a-Nova.

No âmbito deste protocolo, a autarquia assegura metade dos custos das cirurgias e o transporte, quer no dia da cirurgia, quer nas consultas de pós-operatório.

Recorde-se que a Fundação Álvaro de Carvalho é uma entidade de solidariedade social e tem como objetivo desempenhar funções de solidariedade social no âmbito da saúde, prestando cuidados médicos e outras atividades assistenciais do foro preventivo, curativo e de reabilitação, privilegiando os setores mais carenciados da população ou os setores que se encontram socialmente mais excluídos, com especial incidência nas zonas do interior do país, entre as quais os distritos de Castelo Branco e da Guarda.

COMENTÁRIOS