Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: A parentalidade deu mote a debate

Reconquista - 31/03/2022 - 17:30

A parentalidade e a forma como os pais podem melhorar as relações com os seus filhos deram mote ao debate que decorreu na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova.

Partilhar:

Na sessão participaram pais e encarregados de educação

A parentalidade e a forma como os pais podem melhorar as relações com os seus filhos deram mote ao debate que decorreu dia 24 de março, na Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, em Proença-a-Nova, numa sessão orientada por Iolanda Pereira, educadora de infância e coach educacional, responsável pelo projeto “Eduque Informado” e contando com uma plateia de cerca de 60 pessoas, entre pais e encarregados de educação.

Intitulada “Como entender os comportamentos do meu filho?” a sessão teve como objetivos “aproximar os pais, não só dos filhos, mas também da escola”. O facto de a palestra ser na escola foi já um passo nesse sentido, motivando os pais a vir à escola sem ser apenas “quando os filhos se portam mal”.

A formadora admite que pode haver, à partida, alguma desconfiança, mas a intenção é “que os pais comecem a olhar para a escola como um suporte para serem ainda melhores pais”, promovendo a partir deste mote uma reflexão sobre a parentalidade e sobre a família e na forma de melhorar a relação entre pais e filhos.

Iolanda Pereira mostrou-se ainda “surpreendida pelo bom número de pais nesta ação”, algo que não é hábito acontecer, porque “sentem como se fosse um julgamento”, mas elogiou não só a quantidade, como a atenção que prestaram ao tema.

Esta iniciativa está integrada na atividade 1.15 “Academia da Parentalidade” do projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar 2.0, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu).

COMENTÁRIOS