Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Aldeias continuam a reconverter áreas florestais

Reconquista - 31/03/2022 - 17:30

As aldeias do Vale de Água e do Galisteu receberam a primeira tranche de árvores para entregar à população, no âmbito do projeto Condomínio da Aldeia.

Partilhar:

Vão ser distribuídas pela população 19 mil árvores

As aldeias do Vale de Água e do Galisteu, no concelho de Proença-a-Nova receberam sexta-feira, dia 25 de março, a primeira de duas tranches de árvores, num total de 19 mil, para entregar à população, no âmbito do projeto Condomínio da Aldeia - Programa de apoio às aldeias localizadas em territórios de floresta, com um investimento que ronda os 31 mil euros. Esta é uma iniciativa da Direção-Geral do Território, apoiada pelo Fundo Ambiental, com a intenção de reconverter áreas florestais em áreas agrícolas, localizadas na faixa dos 100 metros de proteção em redor do aglomerado populacional.

João Lobo, presidente da autarquia de Proença-a-Nova, refere que “a iniciativa se insere naquilo que tem sido a estratégia do município na reformulação e ordenamento da nossa floresta e território”. Aponta ainda que “estas ações do Condomínio da Aldeia são uma das variáveis de uma equação maior, que assentam noutras ferramentas que estão agora desenhadas para se virem a realizar em ações do território, nomeadamente as Áreas de Intervenção de Gestão da Paisagem (AIGP) e os mosaicos florestais. É, portanto, imperativo que proprietários, administração local e administração central convirjam naquilo que são as soluções para, de facto, a traduzirmos na floresta que queremos”.

A quantidade de árvores a ser distribuída por cada habitante foi calculada tendo em conta os metros quadrados dos terrenos de cada um, de forma a garantir uma distribuição justa e equitativa. Fazem também parte do projeto as aldeias de Giesteiras e Sobrainho dos Gaios, (responsabilidade da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira) Corgas e Malhadal (responsabilidade da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral). Fórneas foi a primeira a reconverter o seu espaço florestal em agrícola, no ano de 2020.

No âmbito deste projeto, no ano de 2022 o Município irá candidatar os condomínios de Vale Porco e Parque Empresarial, Montinho e Zona Industrial de Proença-a-Nova; Ribeiro de Gomes, Zona Industrial de Sobreira Formosa e Cunqueiros; Vale da Ursa e PEPA (Parque Empresarial de Proença-a-Nova).

COMENTÁRIOS