Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Alterações climáticas no foco das atenções

Reconquista - 13/05/2022 - 8:00

As alterações climáticas têm sido o mote de vários eventos que tem decorrido no concelho de Proença-a-Nova, sendo exemplo disso o projeto “Tatuagens” ou a mostra “Pinturas e desenhos”.

Partilhar:

A exposição de Fátima Fernandes também aborda o tema do ambiente

As alterações climáticas têm sido o mote de vários eventos que tem decorrido no concelho de Proença-a-Nova, sendo exemplo disso as atividades culturais que tiveram lugar no fim-de-semana, nomeadamente “Tatuagens”, de Nuno Paulino, mas também a exposição “Pinturas e desenhos”, de Fátima Fernandes.

Temas como o consumismo, poupança da água e cuidados a ter na manutenção de existências de espécies como as abelhas, juntaram-se às alterações climáticas no primeiro caso, tema que se repete na mostra, que também inclui críticas à exploração petrolífera, sociedade consumista e inflação de preços, bem como do estado de guerra vivido na Europa.

Ricardo Pequito, vereador da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agradeceu o trabalho realizado pela artista Fátima Fernandes, frisando que “toda a cultura é sempre bem-vinda ao concelho. Nós, enquanto Câmara Municipal, queremos acrescentar algo, porque esta mostra não é só para a população local, mas também para todos os visitantes. Ainda mais, quando é dedicada a temas importantes como, por exemplo, os incêndios, que diz tanto ao território”. Fátima Fernandes, autora da exposição, afirmou ter vontade de continuar a abordar assuntos atuais e que a preocupam, apontando alguns dos simbolismos patentes nos quadros e pinturas em exposição.

A exposição “Pinturas e desenhos” está patente ao público na Galeria Municipal de Proença-a-Nova até dia 30 de junho.

COMENTÁRIOS