Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Ano letivo começa com distinções

Reconquista - 22/09/2022 - 8:00

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova distinguiu 99 alunos com o estatuto de “mérito e excelência”.

Partilhar:

Evento reuniu a comunidade escolar

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova distinguiu 99 alunos com o estatuto de “mérito e excelência” numa cerimónia pública que aconteceu a 16 de setembro, primeiro dia de aulas do novo ano letivo 2022/2023, organizada pela Associação de Pais e ou Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Públicas do Concelho de Proença-a-Nova, com o apoio dos parceiros (Agrupamento, Município e União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral).

“Aqueles que atingiram este patamar têm que ser capazes de influenciar e de dar apoio aos seus colegas”, incentivou o presidente do Município, afirmando que “somos uma sociedade que tem de ser inclusiva e a escola pública tem de facto uma matriz que acolhe todos”, além de “serem pontos de atração de novos residentes”. Perante a comunidade escolar, o João Lobo destacou a “nobre missão da escola de transmitir conhecimento que traduz a diferenciação na sociedade que se pretende construir”.

João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento, reforçou que outro sinal da atratividade da escola é “o facto de no início do novo ano letivo não haverem alunos sem professores”. Jorge Cardoso, presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, que ofereceu 250 euros a cada um dos quatro melhores alunos do 9.º ano e ao melhor aluno do 12º ano, deixou uma palavra especial aos professores e à escola e aos pais alertou que “a escola é um parceiro na formação dos filhos, mas a educação tem de começar sempre em casa”. Paula Sequeira, presidente da Associação de Pais, salientou a felicidade de regressar à cerimónia de mérito presencial.

Para além da distinção como alunos de excelência e mérito, foram ainda entregues troféus nas categorias de participação e iniciativa (nomeadamente aos alunos que se envolveram em iniciativas como o Canguru Matemático, Concurso Nacional de Leitura, Desafios Eco Escolas), Solidariedade e Companheirismo e Mérito Desportivo.

Durante a cerimónia foi assinado um protocolo, entre o Município, o Agrupamento de Escolas e a Associação de Pais, para o desenvolvimento de atividades de enriquecimento curricular (AEC) no 1.º ciclo do ensino básico, de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural, no valor de 14.631,29 euros. No ano letivo 2022/2023 estão disponíveis as disciplinas de expressão plástica, yoga, música, oficina de inglês e dança e expressão.

COMENTÁRIOS