Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: As sobras de comida não são lixo

Reconquista - 06/02/2024 - 9:00

O Município de Proença-a-Nova deu início ao programa de adesão ao sistema de deposição seletiva de biorresíduos, no setor doméstico, mais um investimento no âmbito da valorização dos resíduos.

Partilhar:

Programa valoriza as sobras aliimentares

O Município de Proença-a-Nova deu início, no dia 24 de janeiro, a um programa de adesão ao sistema de deposição seletiva de biorresíduos, no setor doméstico, mais um investimento no âmbito da valorização dos resíduos. “As sobras não são lixo! São biorresíduos e são valorizados!”, é o tema da campanha que está a decorrer junto de 838 residências (moradias e prédios), na sede de concelho de Proença-a-Nova, e é da responsabilidade da empresa SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

A campanha consiste na entrega de um balde de sete litros para deposição de desperdícios alimentares e sobras de refeições. A abordagem à população será realizada por contacto pró-ativo, nas modalidades porta-a-porta e por telefone, através da ativação de uma linha de atendimento, em que serão abordados os procedimentos para a correta deposição e as vantagens, individuais e coletivas, de adesão ao novo sistema de deposição, que é gratuito, simples, cómodo e responsável.

O objetivo é “desviar do aterro sanitário os resíduos que são recursos importantes para a produção de fertilizante”. Os proencenses serão sensibilizados para a colocação dos seus resíduos alimentares nos novos contentores coletivos, de cor castanha (com capacidade para 360 litros), a serem colocados nos próximos dias junto dos restantes contentores.

O município apela à adesão de todos, sensibilizando para a posterior valorização dos biorresíduos e para a sua transformação em composto, tendo em vista as metas preconizadas para o país.

COMENTÁRIOS

Hugo Tavares
Este ano
Acho muito bem, espetáculo