Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Atendimentos da UMS aumentaram em 2023

Reconquista - 18/01/2024 - 8:00

A Unidade Móvel Saúde do Município de Proença-a-Nova registou 2176 atendimentos em 2023 (mais 214 do que no ano anterior), dos quais 247 foram utentes atendidos pela primeira vez (mais 123).

Partilhar:

Média de idade dos utentes está nos 67 anos

A Unidade Móvel Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova registou 2176 atendimentos em 2023 (mais 214 do que no ano anterior), dos quais 247 foram utentes atendidos pela primeira vez (mais 123).

Em comunicado, o Município dá conta que este somatório resultou de 272 saídas pelas aldeias e centros de dia do concelho, num total de 168 locais visitados, o que correspondeu a 9.827 quilómetros percorridos. A média de idades dos utentes atendidos ronda os 67 anos, o que se explica pelo regresso de reformados às suas aldeias de origem, durante o último ano.

Carlos Dias, técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS, destaca como principais preocupações da população a diabetes e o colesterol elevado, “dois temas que suscitam muitas questões durante o atendimento em que as pessoas são sensibilizadas para o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular como a hipertensão arterial, devido a fatores como o tabagismo, o sedentarismo ou o excesso de peso/obesidade”, reconhecendo que o seu papel “passa também por despertar as pessoas para a importância de manter uma alimentação saudável, para a prática de exercício físico”.

No último ano, Carlos Dias teve de encaminhar 16 utentes para os serviços de urgência (tendo em dois casos tido a necessidade de acionar o INEM) e 48 utentes para o acompanhamento com o médico de família devido aos valores registados nos rastreios. Entre estes, encontram-se os testes de glicémia, colesterol, triglicéridos, ácido úrico, avaliação de tensão arterial, SpO2, de peso e índice de massa corporal e de temperatura. Participou ainda na Casa da Diabetes, uma iniciativa em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, acompanhou os utentes na cirurgia às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho e prestou o acompanhamento aos estudantes de medicina da Faculdade Abel Salazar do Porto.

COMENTÁRIOS