Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Biblioteca assinalou 26 anos de atividade

Reconquista - 05/05/2021 - 19:00

A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova comemorou quinta-feira, 26 anos de atividade ininterrupta ao serviço da cultura e a Câmara fez questão de marcar a efeméride de um dos equipamentos mais importantes no concelho.

Partilhar:

Presidente e vice presidente da autarquia assinalaram a efeméride

A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova comemorou quinta-feira, 29 de abril, 26 anos de atividade ininterrupta ao serviço da cultura e Câmara fez questão de marcar a efeméride de um dos equipamentos mais importantes no concelho, tendo marcado presença o presidente da edilidade, João Lobo, que destacou as mudanças deste equipamento ao longo destes 26 anos. “A Biblioteca cresceu, evoluiu, criou polos, mas nunca perdeu o seu cerne que é a transmissão de conhecimento, seja através das novas tecnologias, seja através do folhear de um livro. Mas a sua atração mantém-se transversalmente, pelo dinamismo que demonstra desde há 26 anos e que esperamos que continue”.

A celebração, onde também esteve presente o vice-presidente da autarquia, João Manso, tutor do pelouro da Cultura e Educação, vem na sequência das efemérides assinaladas nos meses de março e abril, como o Dia Mundial da Poesia (21 de março), o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o dia internacional do livro (23 de abril).

Os munícipes também vão registando a sua seleção dos livros preferidos e que podem ser requisitados na Biblioteca. A terminar está a iniciativa “Chichi Cama – Histórias para sonhar”, em parceria com o projeto Contrato Local de Desenvolvimento Social de 4.ª Geração (CLDS4G), que também em março e abril, de segunda a sexta, apresentou um conto infantil pela voz de um voluntário. No total foram apresentadas 45 histórias durante os dois meses da iniciativa e que podem ser revistas na página do Facebook da Biblioteca. Em maio, a Hora do Conto regressa ao formato presencial, dia, às 10H00, dirigida aos alunos do pré-escolar e será apresentada a história “O nabo gigante”, de Alexis Tolstoi.

A Biblioteca Municipal tem atualmente 39.286 livros disponíveis, das quais 31.292 na secção de adultos e 7.994 na secção infantojuvenil e conta com um total de 3.475 utilizadores registados (incluindo os polos), 61 títulos de periódicos: jornais e revistas de âmbito local, regional e nacional e já emprestou mais de 81 mil livros. A secção audiovisual disponibiliza cinco computadores e oito tablets com acesso à internet sem fios em todo o edifício. Estas informações também constam do site da Biblioteca, onde também se podem solicitar e tratar alguns assuntos com este equipamento.

Em 1999 foi inaugurado o primeiro polo da Biblioteca Municipal em Sobreira Formosa, onde atualmente também estão instalados o Museu Isilda Martins e o Espaço Cidadão. Em 2004 foi inaugurado o polo de São Pedro do Esteval, tendo registado um total de 2687 utilizadores no primeiro ano de funcionamento. Em 2005 foram inaugurados os polos da Biblioteca Municipal das Atalaias e dos Montes da Senhora e a 25 de junho de 2006, a Bibliomóvel fez a sua viagem inaugural, visitando atualmente um total de 31 localidades, divididas em duas rotas, de segunda a sexta-feira.

COMENTÁRIOS