Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Cimadas inaugurou novo mural

Reconquista - 02/09/2021 - 16:00

O muro da eira na localidade de Cimadas foi engalanado com uma pintura de Sílvia Matyhs e Cavalheiro Cardoso.

Partilhar:

Os artistas já deixaram a sua marca em vários pontos do concelho

O muro da eira na localidade de Cimadas, concelho de Proença-a-Nova, foi engalanado com uma pintura de Sílvia Matyhs e Cavalheiro Cardoso, mural que foi inaugurado este domingo, dia 29 de agosto, na aldeia que precisamente acolheu os dois pintores já há vários anos.

“Este mural retrata precisamente a eira, local utilizado para malhar o pão, ideia formada pelos cimadenses, principalmente daqueles que costumavam participar no processo de transformação. O nosso principal objetivo era trazer a memória de todos estes momentos e ser fiel aos nossos costumes”, explica Sílvia Matyhs, destacando que para esta concretização foi essencial a ajuda dos cimadenses, em especial de Virgílio Moreira, que forneceu registos fotográficos e relatos desses tempos idos.

“Este mural trouxe-nos também um bom desafio à nossa criatividade, porque queríamos que esta obra marcasse a tradição da malha do pão e de todas estas tradições”, refere.

A artista agradeceu ao presidente da Junta de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral, Pedro Lopes, e ainda ao presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, “pelo acompanhamento ao longo da execução do projeto”.

Pedro Lopes refere-se à eira como “um local onde se juntavam amigos e vizinhos em momentos de convívio, partilhando histórias de vida”, realçando que “este é também um dos objetivos desta obra, para que se propiciem bons momentos de convívio novamente”.

João Lobo reitera que “este era um espaço de trabalho, que reunia muita gente, naquilo que eram os trabalhos do campo, romarias, convívio e até alguns namoros que por aqui começavam”.

Além disso, “é mais um contributo do Alfredo e da Sílvia. Temos já murais em Cimadas, Maljoga, Proença-a-Nova, Sobreira Formosa, São Pedro do Esteval e Montes da Senhora. Começamos a criar um verdadeiro roteiro que é importante tanto para os que nos visitam como também para a autoestima daqueles que vivem nestas localidades”.

COMENTÁRIOS