Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Congresso de Arqueologia online

Reconquista - 02/06/2021 - 20:00

O Congresso Internacional de Arqueologia, decorreu em Proença-a-Nova, com transmissão online.

Partilhar:

O evento foi organizado pela Associação de Estudos do Alto Tejo

As semelhanças estruturais entre sepulturas monticulares, maioritariamente de idade pré-histórica ou proto-histórica, de Portugal ao Japão ou da Suécia à Península Arábica, foram o mote do debate Tumuli e Megaliths in Eurasia, no âmbito do Congresso Internacional de Arqueologia, que decorreu de 25 a 29 de maio, em formato digital.

Com organização do Município de Proença-a-Nova e da Associação de Estudos do Alto Tejo, o Congresso, que estava previsto acontecer presencialmente em Proença-a-Nova em 2020, realizou-se em condições excecionais, adaptadas à atual pandemia.

O evento consistiu essencialmente em comunicações gravadas e na exposição de cartazes, com enquadramento nas 16 sessões temáticas, além de um pequeno espaço de debate, em direto.

Desde as 7H00 (hora de Lisboa) do dia 25 de maio podem ser vistas as comunicações através do canal de Youtube do Congresso.

Apesar da distância física, esta é uma oportunidade de aproximação entre os investigadores de múltiplas nacionalidades que atualmente se dedicam ao estudo destas estruturas, dos túmulos megalíticos ocidentais aos kurgan leste-europeus e asiáticos e às sepulturas ditas clássicas do espaço mediterrânico.

Este Congresso integra-se no Campo Arqueológico de Proença-a-Nova e no Projeto de Investigação Mesopotamos - Povoamento do 5.º ao 1.º milénio a.C. entre o Tejo e o Zêzere, na atual Beira Baixa.

COMENTÁRIOS