Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Crianças aprendem no “Hospital Faz de Conta”

Reconquista - 18/01/2024 - 8:00

Desmistificar o “medo da bata branca” é um dos objetivos do projeto “Hospital faz de conta”, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior.

Partilhar:

Projeto visa ajudar a perder o medo da "bata branca"

Desmistificar o “medo da bata branca” é um dos objetivos do projeto “Hospital faz de conta”, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior (MedUBI) que, dia 9 de janeiro, rumou ao concelho de Proença-a-Nova, estacionando na Escola Primária e o Jardim-de-Infância de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, abrangendo as crianças até ao segundo ano.

Patrícia Santos, aluna do 5.º ano de Medicina e coordenadora geral do projeto, explica que esta equipa procura “desenvolver atividades que façam com que as crianças não tenham medo dos médicos”.

Nestas ações, “tratamos dos bonecos deles e depois simulamos algumas ações recorrentes em consultas”. Além disso, “tentamos sempre melhorar a experiência ao nível dos cuidados da saúde para as crianças e aquilo que costuma acontecer é haver mesmo a semana do ‘Hospital Faz de Conta’, na qual criamos um Mini-Hospital e recebemos as escolas da zona da Covilhã, Fundão e Castelo Branco na Faculdade de Ciências da Saúde”.

A visita a Proença-a-Nova surge assim integrada no “Hospital Faz de Conta On Tour”, que pretende levar esta atividade a outras zonas mais distantes da Faculdade. Para Patrícia Santos, a visita tornou-se possível “pela colaboração do Município de Proença-a-Nova, com quem o MedUBI tem boas relações, facilitando a vinda e abrindo caminho a outras possíveis parcerias”.

COMENTÁRIOS