Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Jovem chef reinventa o tradicional prato de maranho

Reconquista - 05/06/2021 - 13:00

O maranho, o prato preferido de Gonçalo Martins, colocou o jovem proencense na final do concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, na categoria “tradição com arroz Bom Sucesso”.

Partilhar:

Gonçalo Martins usou a criatividade sem alterar o sabor da tradição

O maranho, o prato preferido de Gonçalo Martins, colocou o jovem proencense na final do concurso “Jovem Talento da Gastronomia”, na categoria “tradição com arroz Bom Sucesso”. Não ganhou a competição, mas ser um dos quatro finalistas em 200 concorrentes deixou-o satisfeito. “Foi uma boa experiência”, afirmou.

Satisfeito também se mostrou o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, para quem “é sempre um orgulho ver um jovem proencense reconhecido e o Gonçalo é um entre os vários que ao longo dos anos se têm revelado”. João Lobo sublinha que este feito, “esta reinvenção do maranho tradicional tem um sabor especial neste que escolhemos como o Ano Municipal dos Sabores Tradicionais”.

 

João Lobo elogia Gonçalo Martins por ser um dos finalistas do concurso gastronómico

 

Depois de concluído o 12.º ano na Escola Secundária Pedro da Fonseca, Gonçalo Martins rumou ao Porto, onde frequentou a Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Com estágios realizados em Lisboa, com o chef Kiko, ou em Amarante, está há dois anos em Vila Nova de Cerveira, onde toma conhecimento deste concurso. Havendo uma categoria a concurso dedicada ao arroz, “foi mais uma razão para usar o maranho como prato principal”.

No dia da final, e dispondo apenas de duas horas para cozinhar o seu prato, decidiu “desconstruir a receita”, com o objetivo de fazer algo totalmente diferente do tradicional, mantendo, contudo, o mesmo sabor e aroma. “Usei todos os produtos que o maranho leva só que aplicando outras técnicas. No caso da hortelã fiz um gel, com os ossos da cabra fiz o caldo onde cozi a carne, juntei a tripa à marinada e fritei-a. Em duas horas não deu para fazer muito mais”, descreve Gonçalo Martins.

O jovem talento da gastronomia contou igualmente com o apoio do Município de Proença-a-Nova, onde fez questão de levar o certificado recebido, como forma de reconhecimento, ao presidente da Câmara Municipal.

COMENTÁRIOS