Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Livro ABC das Localidades já está à venda

Reconquista - 08/07/2021 - 8:00

O livro do ABC Localidades, editado pelo Município de Proença-a-Nova e apresentado durante a emissão do Proença ON Festa, já se encontra à venda.

Partilhar:

O livro é comercializado com a marca Proença-a-Nova Origem

O livro do ABC Localidades, editado pelo Município de Proença-a-Nova e apresentado durante a emissão do Proença ON Festa, já se encontra à venda, podendo ser adquirido na loja online da marca Proença-a-Nova Origem, na loja do Centro Ciência Viva da Floresta, no Posto de Turismo ou na loja O Sítio Certo, no Mercado de Benfica, em Lisboa. Também estará disponível quer para venda, quer para requisitar, na Biblioteca Municipal.

Em comunicado, o município recorda que a rubrica ABC das Localidades nasceu em 2013, integrada na Agenda Cultural que, a cada mês, destacava uma aldeia do concelho, contando a sua história através das memórias dos locais e, como o próprio nome indica, seguia a ordem alfabética. A compilação destes textos visa enaltecer os proencenses, destacando a sua cultura, as suas vivências, em suma, todo o património imaterial e material de cada uma das localidades do concelho.

“Este livro é sobre as nossas localidades, mas conta essencialmente a história das pessoas que fizeram o território, valorizando o que para elas era simplesmente a sua vida diária e que para nós é um património incontestável”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo.

O ABC das Localidades resulta de um trabalho de recolha de histórias, lendas, tradições únicas e outros aspetos que marcam a identidade de cada povoação e que importa preservar. O sucesso deste projeto “deveu-se à autenticidade das centenas de entrevistados em cada uma das localidades do concelho que de forma genuína aceitaram partilhar memorias, vivências e recordações dos seus tempos de infância e juventude. As entrevistas realizadas transformaram-se rapidamente em pontes para uma herança de reconhecido interesse que importa preservar, pois constrói a nossa identidade coletiva enquanto concelho”.

COMENTÁRIOS