Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Município junta-se a campanha para poupar água

Reconquista - 12/03/2022 - 12:00

O Município de Proença-a-Nova é um dos 70 municípios associados da AdVT que aderiu à campanha “Poupe água hoje para ter amanhã – não gaste mais do que precisa”.

Partilhar:

O tempo urge e todos devem estar sensibilizados e ativos nesta ação

O Município de Proença-a-Nova, que se encontra no nível “seca moderada”, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (dados referentes a janeiro de 2022), é um dos 70 municípios associados da empresa Águas do Vale do Tejo (AdVT) que aderiu à campanha “Poupe água hoje para ter amanhã – não gaste mais do que precisa”, informa a autarquia em comunicado, com o objetivo de sensibilizar a população para a poupança e uso eficiente da água. Já a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) promove, dia 22 de março, Dia Mundial da Água, às 22H00, a ação H2Off – Hora de Fechar a Torneira, pelo segundo ano consecutivo. O desafio é que todos fechem a torneira durante uma hora.

“Ainda que as previsões para os próximos dias sejam de chuva, com níveis de precipitação na ordem dos 80 por cento, não será suficiente para reverter o cenário de seca em que já nos encontramos e que irá ter impacto no resto do ano, com especial incidência na época de verão”, refere o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Na Assembleia Municipal, dia 25, João Lobo informou a título de exemplo que as comportas da Barragem das Corgas já se encontram fechadas, quando em anos de pluviosidade normal o mesmo só aconteceria em abril ou maio. O serviço de Ambiente e Espaços Verdes do Município já se encontra a reduzir a quantidade de água usada nas regas de espaços públicos e será aplicado um produto nas floreiras para uma maior conservação da água. Consequentemente o preço da água poderá ser revisto como medida dissuasora do desperdício de água. “Como consumidores podemos também fazer a nossa parte e contribuir para uma maior poupança de um recurso que é fundamental para a vida e para um conjunto de sectores, como a agricultura, a pecuária ou o próprio turismo”, reitera o autarca.

Os munícipes vão receber, em conjunto com a conta da água, um folheto com conselhos práticos para poupar e fazer um uso racional da água, que colocados em prática podem ajudar a poupar “milhares de litros de água, que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins”, sublinha a AdVT.

COMENTÁRIOS