Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Novos projetos inaugurados no Dia do Município

Reconquista - 03/06/2021 - 12:30

A tradicional Festa do Município de Proença-a-Nova, evento renomeado como Proença On Festa, pois volta a ter transmissão online, mas tem um programa recheado de novidades.

Partilhar:

O Proença On Festa voltará a ser transmitido online

A tradicional Festa do Município de Proença-a-Nova, evento renomeado como Proença On Festa, pois volta a ter transmissão online nas redes sociais da autarquia, de 10 a 13 de junho, destacando-se, no Dia do Município, as inaugurações da Torre da Serra das Talhadas, projetada pelo arquiteto Siza Vieira, e do alojamento local do Vale da Ursa, que resulta requalificação da antiga escola primária da aldeia.

O Grupo Coral de Proença-a-Nova entoará o Hino Nacional para acompanhar o hastear da bandeira, antes da sessão solene, que tem lugar no topo da Serra das Talhadas (se as condições meteorológicas o permitirem), onde será inaugurada a Torre de Vigia, e da missa a partir da capela de Santo António. Durante a tarde, terá lugar a cerimónia da Bênção das viaturas dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, seguindo-se a abertura do Alojamento Local em Vale da Ursa. O dia e os festejos encerram à meia-noite com um espetáculo de fogo de artifício.

Mas os festejos começam três dias antes, às 21H00 do dia 10 de junho, com a apresentação do livro ABC Localidades, a rubrica que entre 2013 e 2020 integrou a Agenda Cultural mensal e que destaca todo o património imaterial e material destes territórios. No dia 11, às 21H30 será transmitida uma Masterclass do Grupo de Desporto da autarquia.

No âmbito do Ano Municipal dos Sabores Tradicionais, o programa inclui a rubrica Sabores com Tradição, com a apresentação das receitas tradicionais elaboradas pelas mãos de quem as herdou das gerações mais antigas. Também as Viagens com Sabor por Proença-a-Nova fazem, pela mão de três jovens proencenses, um roteiro pela restauração dando a conhecer os pontos turísticos do concelho e as atividades que proporcionam.

A música ao longo destes dias está a cargo das bandas e DJ do concelho. E a rubrica Ecos de Proença irá descobrir mais testemunhos de artes e ofícios de outros tempos.

A programação inclui ainda novos apontamentos com reportagens sobre diversos temas como: Eu escolho Proença, Made in Proença, A Minha Escola, Personalidades de Proença-a-Nova e Proencenses pelo Mundo.

COMENTÁRIOS