Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Orquestra faz arruada com a comunidade

Reconquista - 21/03/2024 - 17:30

A Orquestra de percussão “Todos” está a desafiar a população proencense a juntar-se ao grupo numa criação conjunta de instrumentos para fazer um espetáculo de rua, aproveitando objetos reutilizados.

Partilhar:

O Plástic Funk insere-se no projeto Fôlego

A Orquestra de percussão “Todos” está a desafiar a população proencense a juntar-se ao grupo numa criação conjunta de instrumentos para fazer um espetáculo de rua, aproveitando objetos reutilizados. A ação será uma arruada, marcada para as 11H00 de quinta-feira, dia 21 de março. A iniciativa, que dá pelo nome de “Plastic Funk”, surge inserida na programação do projeto social Fôlego. Toda a preparação decorreu na Casa das Associações, em Proença-a-Nova.

Sofia Duarte, produtora executiva e mediadora sociocultural na Academia de Produtores Culturais (APC), avança que esta iniciativa surge integrada nas bases que deram origem ao projeto Fôlego. “A ideia é, com base em produtos reutilizados, criar instrumentos. Vamos também tentar que de alguma forma esses produtos estejam relacionados com o olival, azeite e/ou lagares, com elementos que nos transportem para esse universo, de forma sonora, mas também visual. A ideia é envolver pessoas da comunidade nesta criação conjunta”, sublinha.

O Fôlego, projeto artístico movido pelo combate às alterações climáticas, regressa agora a Proença-a-Nova nos meses de março e abril com programação renovada.

“De lá para si” é outra das atividades realizadas e que envolveu as turmas de 2.º e 3.º ano em Proença-a-Nova e as de 3.º e 4.º em Sobreira Formosa, e que consistia num workshop de música e interculturalidade, numa conversa-concerto com três músicos da orquestra “Todos”, naturais de Turquia, Argentina e uma cantora que nasceu em Moçambique, com origens familiares em Goa. É esperado que durante o mês de abril se realizem dois concertos, um para cada escola, para que todos possam assistir ao trabalho desenvolvido.

Está ainda prevista a dinamização da iniciativa “Cinema Insuflável”, com sessões de cinema para os alunos do pré-escolar ao segundo ciclo, com filmes de temáticas da sustentabilidade ambiental, numa programação ajustada ao ano de escolaridade; e de “Leituras encenadas”, ambas com data por definir para o mês de abril.

COMENTÁRIOS