Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Padrão tem posto de observação de aves e baloiço panorâmico

Reconquista - 25/08/2022 - 10:30

É numa encosta do rio Ocreza, na localidade de Padrão, no concelho de Proença-a-Nova, que foi instalado um posto de observação de aves.

 

Partilhar:

O acesso é feito junto à sede da coletividade de Padrão

É numa encosta com vista desafogada sobre o vale que tem aos pés o rio Ocreza, na localidade de Padrão, no concelho de Proença-a-Nova, que foi instalado um posto de observação de aves.

Trata-se de um edifício de madeira, ao qual se acede junto à sede da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Padrão, promotora do projeto que contou com um apoio financeiro de sete mil euros, no âmbito do Orçamento Participativo de 2020 do Município de Proença-a-Nova.

À observação de aves, junta-se uma vista ímpar sobre o vale, podendo a mesma ser apreciada enquanto se descansa no “baloiço do peixe do rio”, ali colocado pela Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, de modo a valorizar o espaço, que também recebeu uma das obras de arte do projeto Esporo, “O Regolfo”.

Seguindo pela mesma estrada em direção ao rio, é possível ver as duas plataformas flutuantes criadas pelo Coletivo Til, peça que recebeu o nome de “O Regolfo”. De acordo com Paulo Cardoso, presidente da Freguesia, toda esta zona será ainda beneficiada com a plantação de arbustos e árvores de sombra, será colocado um ponto de água, caixote do lixo e uma proteção em madeira, havendo igualmente outros projetos que poderão enriquecer o local.

Quanto à estrutura de observação, pode ser utilizada a qualquer momento, sendo apenas necessária paciência para aguardar que as aves compareçam. Para além das espécies mais comuns no concelho (perdiz, pardal, pintassilgo, melro, corvo, rouxinol ou mergulhões), nesta zona mais a sul são frequentes as cegonhas (brancas e pretas), as garças cinzentas e os patos bravos, podendo ainda ser avistadas algumas aves de rapina, além de grifos e abutres. Além das aves, podem ainda ser avistados coelhos, lebres, saca rabos, gato bravo, texugos, ginetas, javalis, corsos e, menos frequente, veados.

COMENTÁRIOS