Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Pão de medronho no mercado até final do ano

Reconquista - 11/07/2019 - 8:00

Ainda não chegou ao mercado, mas já ganhou um prémio. É assim a mais recente criação do chef Rui Lopes, um pão saudável feito com medronho.

 

Partilhar:

O pão foi desenvolvido pelo chef Rui Lopes que já ganhou um prémio

O pão de medronho, produto desenvolvido pelo chef Rui Lopes, com ligações à aldeia de Maljoga, no concelho de Proença-a-Nova, vai ser colocado no mercado no final deste ano. Numa fase inicial será comercializado em vários pontos nos distritos de Leiria, Castelo Branco e Lisboa, prevendo-se o seu alargamento gradual a todo o território nacional. “O projeto encontra-se neste momento na fase de conclusão dos processos produtivos, em colaboração com a padaria Ritus do Pão, de Monte Redondo, em Leiria. É um pão de aspeto rústico, com farinhas não corrigidas, de longevidade superior, mantendo a frescura e macieza interna até ao sexto dia de vida útil”, revela Rui Lopes, estudante finalista da licenciatura em Dietética e Nutrição da Escola Superior de Saúde, membro colaborador do Centre for Innovative Care and Health Technology e estudante de mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar da Escola Superior Turismo e Tecnologia do Mar, do Instituto Politécnico de Leiria. “É sempre com orgulho que percebemos que um proencense se destaca e promove um recurso endógeno, como é o medronho, acrescentando-lhe valor e mostrando as potencialidades que se podem e devem extrair dos nossos territórios, como demonstra o Rui Lopes com a sua vertente empreendedora, desejando continuado sucesso com este novo produto”, afirma o presidente da Câmara, João Lobo, adiantando que “o município é e será sempre parceiro e agente dinamizador de produtos e ideias que contribuam para criar riqueza”.

Rui Lopes, que tem colaborado com o projeto Bioaromas e com o município na dinamização de sessões de cozinha ao vivo, tem trabalhado o pão de medronho há já cinco anos e disponibilizar este pão aromático no mercado pretende dar resposta aos consumidores que procuram produtos alimentares mais naturais e saudáveis. “É um pão que apresenta um perfil nutricional diferenciador em comparação com outros pães do mercado, do qual se destaca o baixo teor de sódio, a presença de vários minerais provenientes do fruto e rico em fibras; destaca-se também a presença de vários ácidos orgânicos voláteis e contém ainda diferentes compostos antioxidantes como os flavonoides provenientes do medronho. Estes compostos revelam interesse nutricional pela sua ação anti-inflamatória, na proteção da função cardiovascular, na diminuição do risco de cancro e da oxidação celular, diminuição dos radicais livres, entre outros aspetos relevantes da saúde”, adianta Rui Lopes. O investigador destaca ainda que, no decorrer dos trabalhos, foram encontradas soluções tecnológicas que irão contribuir de forma decisiva para a resolução de alguns problemas no processamento do medronho na indústria de transformação alimentar. “Esta evolução permitirá ajudar a fileira do medronho a reorganizar as estratégias agroindustriais e, deste modo, contribuir para a economia das populações do interior de Portugal, onde este fruto poderá ter forte expressão económica agroflorestal e na preservação dos habitats naturais”.

O Pão de Medronho foi apresentado pela primeira vez na conferência dedicada ao Medronho, organizada pelo município de Proença-a-Nova e foi recentemente distinguido no 4.º Concurso de Ideias Agriempreende, com um terceiro lugar, evento realizado no âmbito do Fórum de Empreendedorismo e Inovação da Feira Nacional de Agricultura, que decorreu em Santarém.

COMENTÁRIOS

maria santos
à muito tempo atrás
PARABENS e Obrigada pelos horizontes abertos !