Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Pedestres destacam uma obra de arte por mês

Reconquista - 30/12/2022 - 8:00

O Roteiro das Artes no concelho de Proença-a-Nova vai ser o mote dos passeios pedestres mensais calendarizados para 2023.

Partilhar:

Os passeios pedestres são já uma marca do concelho

O Roteiro das Artes no concelho de Proença-a-Nova vai ser o mote dos passeios pedestres calendarizados para 2023, avança o Município em comunicado. A proposta é que os pedestrianistas passem por cada uma das obras a cada mês, com destaque para a comemoração do passeio número 200, que coincidirá com um dos eventos mais concorridos do ano, o NaTal Rota Gourmet.

Recorde-se que os passeios pedestres do Município de Proença-a-Nova são já uma marca consolidada. Nos terceiros domingos de cada mês, a proposta é partir à descoberta do concelho. No próximo ano, além de promoverem o pedestrianismo e a gastronomia, irão assim promover o Ano Municipal das Artes.

A autarquia avança que 2023 será marcado “pela promoção de todas as artes e dos seus artistas que se têm inspirado no concelho para a suas criações. Além daquilo que a arte representa, o objetivo é que o concelho seja mais atrativo para quem o visita e eleve a autoestima aos residentes, estimulando a capacidade de criar e fazer acontecer arte”.

Em janeiro, a primeira paragem será no Farol dos Ventos, na Serra das Talhadas, um percurso circular de aproximadamente nove quilómetros, com início e fim no Chão do Galego. Esta obra, de autoria do escritório MAG, é inspirada numa ave colorida que levanta voo junto à Buraca da Moura.

A lista de passeios pedestres para 2023 já está disponível na página da internet do Município, à qual se juntam os passeios temáticos Montes de Cereja (maio) em Montes da Senhora, e a Rota do Plangaio (setembro) em Sobreira Formosa. Para o NaTal Rota Gourmet (dezembro) está a ser preparada uma comemoração especial.

Em 2022, um ano marcado ainda pelas restrições da pandemia, os passeios pedestres registaram no total 670 participantes, passando por Amoreira, Braçal, Casais, Maljoga, Montes da Senhora, Sobreira Formosa, Sobral Fernando, Vergão, Herdade, Sobrainho dos Gaios e Giesteiras.

COMENTÁRIOS