Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Peixe do Rio foi o rei em São Pedro do Esteval

Reconquista - 15/07/2022 - 9:00

O calor não impediu que os festivaleiros voltassem a São Pedro do Esteval para a terceira edição do Festival do Peixe do Rio, adiada por dois anos devido à pandemia da Covid-19.

Partilhar:

O evento voltou ao formato presencial passado dois anos

O calor não impediu que os festivaleiros voltassem a São Pedro do Esteval para a terceira edição do Festival do Peixe do Rio, adiada por dois anos devido à pandemia da Covid-19. O fim-de-semana de 8 e 9 de julho ficou marcado por um regresso ao formato presencial que se pautou, segundo a organização, pelo sucesso.

“Este Festival só se podia realizar na Freguesia de São Pedro do Esteval, ladeada pelo rio Ocreza e próxima da barragem da Pracana. A pesca do peixe do rio foi uma fatia de sustento de grande parte das famílias que aqui viviam, logo faz todo o sentido que este seja a principal atração”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. O autarca destacou as condições da localidade em receber o evento, frisando que a realização destes certames se insere “na estratégia de desenvolvimento dos recursos endógenos que o território possui, destacando o que cada uma das freguesias tem de melhor”.

Nesta terceira edição do Festival do Peixe do Rio marcaram presença cinco associações, nomeadamente o CCR Murteirinha, a Associação de Caçadores de São Pedro do Esteval, o CCR de Lameira D'Ordem, a Associação Estevalense e a ACRD do Padrão.

Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, agradece o trabalho das coletividades. “É um orgulho contar com a presença destas associações. Temos as pessoas certas, muito envolvidas e com um espírito fantástico. São pessoas sérias, trabalhadoras e com uma capacidade de organização extraordinária”.

Na programação do evento, além das iguarias, houve muita música e animação a acompanhar, com o Diogo da Gaita, o Grupo Musical Inovação, Babosa Brass Band, Fábio Farinha e Segunda Geração. Além dos Jogos Interassociações, houve ainda uma demonstração de cozinha ao vivo, com Nuno Sabino, e uma breve palestra com Filipe Ribeiro, sobre conservação de peixes e espécies de água doce. Realizou-se ainda a primeira edição do Passeio de Bicicleta dos Sabores do Ocreza, com um percurso de BTT e um percurso de Estrada, que culminou com convívio entre os participantes.

COMENTÁRIOS