Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Personalidades retratadas no Auditório Municipal

Reconquista - 13/05/2021 - 8:00

Fernando Pessoa, Elvis Presley e Eusébio dão as boas vindas aos utilizadores do Auditório Municipal, convidando-os a descobrir as restantes personalidades que, como eles, dão "fama" à escadaria do edifício.

Partilhar:

Os retratos são feitos a lápis de cor e carvão

Fernando Pessoa, Elvis Presley e Eusébio dão as boas vindas aos utilizadores do Auditório Municipal, convidando-os a descobrir as restantes personalidades que, como eles, estão pintadas nos quadros que se dividem pelas paredes que ladeiam a escadaria.

O conhecido humorista que tem raízes familiares em Proença-a-Nova, Nilton, abre uma das fileiras, que termina depois com o retrato do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Mas de Proença-a-Nova está também retratado nesta mostra, o vice-presidente da Câmara, João Manso, retribuição da autora Helena Lopes, com 16 anos, que faz retratos a carvão e a lápis de cor, sendo esta a sua terceira mostra.

Natural de Muge, mas com ligações familiares a Proença-a-Nova, Helena Lopes frequenta o 10.º ano na área de Ciências e Tecnologias na Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos. O interesse pelo desenho surgiu quando viu um retrato seu que uma tia que estava em França mandou fazer.

“Quando se aproximou o aniversário do meu irmão, decidi surpreendê-lo, fazendo assim o meu primeiro retrato”, revelou. A partir de então não largou mais o carvão e os lápis de cor, mas “no período de confinamento e nas férias de verão a produção artística foi mais intensa”. Começaram a surgir retratos de personalidade nacionais e internacionais que se destacaram nas mais variadas áreas: política, música, desporto ou pintura.

A Biblioteca Escolar de Salvaterra de Magos foi o primeiro espaço onde expôs os seus trabalhos, seguindo-se a mostra no Mercado da Cultura em Marinhais. As personalidades estão agora em Proença-a-Nova, onde podem ser visitadas até 30 de junho.

COMENTÁRIOS