Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Procura da tigelada disparou nos restaurantes

Reconquista - 02/09/2021 - 8:00

O Festival da Tigelada fez aumentar a procura daquele que sobressai entre os doces típicos do concelho de Proença-a-Nova.

Partilhar:

O município continua a valorizar os seus produtos endógenos

O Festival da Tigelada, que decorreu entre os dias 14 e 29 de agosto, fez aumentar a procura daquele que é o doce mais típico do concelho de Proença-a-Nova, informa o Município em comunicado.

A afirmação resulta dos dados fornecidos por alguns dos responsáveis dos 18 restaurantes aderentes ao certame, que fizeram um balanço muito positivo e notando que houve muito mais clientes a consumir tigelada nestes 15 dias de festival.

O comunicado refere ainda que alguns destes espaços, que já incluem este doce na sua ementa diária, tiveram que reforçar a confeção de tigeladas para responder à procura, numa altura do ano em que o concelho recebe mais turistas e emigrantes.

Para além da oferta de alguns ingredientes e caçoulos de barro, onde são tradicionalmente confecionadas as tigeladas, o Município promoveu ainda a distribuição de cupões aos restaurantes que foram entregues aos clientes que consumiram tigelada. Os cupões premiados traduziram-se em descontos ao consumidor final, já que autarquia devolve o valor dos cupões aos restaurantes, num apoio direto a este sector. A empresa Rica Granja, parceira da iniciativa, ofereceu nove mil ovos.

De 11 a 26 de setembro será realizado o Festival dos Sabores Caprinos que irá promover, também nos restaurantes aderentes, alguns dos pratos mais típicos que se fazem com este recurso, como cabrito assado, afogado da boda, maranho, queijo cabreiro ou tigelada (um dos seus ingredientes é o leite de cabra).

COMENTÁRIOS