Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Retrato e o papel das associações na comunidade

Reconquista - 25/01/2024 - 18:00

As associações são “porta-vozes privilegiados do sentir das populações”, tendo ainda “a responsabilidade de dinamizarem iniciativas que permitam o contacto intergeracional".

Partilhar:

Coletividades já definiram próximo anfitrião

As associações são “porta-vozes privilegiados do sentir das populações”, tendo ainda “a responsabilidade de dinamizarem iniciativas que permitam o contacto intergeracional, a manutenção de tradições, no registo da memória e na recolha desse património imaterial”. O retrato e o papel que têm na comunidade foram feitos pelo presidente do Município de Proença-a-Nova, João Lobo, no IX Encontro de Associações do Concelho, que se realizou a 13 de janeiro.

A preservação da memória coletiva, dos hábitos e dos costumes dos locais foi um dos temas abordados neste encontro, que contou com a apresentação da “Plataforma digital de investigação e de recolha de história oral” de Fernanda Rollo, professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa. Este projeto visa “a partilha do conhecimento empenhado na promoção do estudo, organização e disseminação do património histórico, cultural, tecnológico e digital, desenvolvido em estreita relação com arquivos e bibliotecas, instituições da administração públicas, municípios e autarquias, entidades privadas, escolas e associações locais”. Um trabalho equiparado ao já iniciado com o projeto Ecos de Proença e “que está em redefinição daquilo que será a sua missão daqui em diante, juntamente com o repositório da Casa da Memória e das Artes”, acrescentou João Lobo.

O azeite, tema do Ano Municipal para 2024, também esteve em destaque, em particular a cultura em olival tradicional, na intervenção de João Gama, engenheiro da Direção Geral de Agricultura e Pescas do Centro, que incentivou os presentes a fazer formação. A anfitriã do encontro foi a Associação Penha do Falcão, de Sobreira Formosa. Edite Balau, deu as boas-vindas aos representantes das 40 associações inscritas no evento e presenteou os convidados com um jantar convívio entre todos. O X Encontro também já tem organizador, tendo calhado em sorte à Associação do Chão do Galego.

COMENTÁRIOS