Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: São as aldeias que dão vida à paisagem

Reconquista - 11/02/2022 - 8:00

O papel dos projetos comunitários e as escalas do território dão mote o debate. Três fotógrafos apresentam a sua visão do tema em imagens.

Partilhar:

Evento decorre no âmbito do Projeto Entre Serras

A Associação Recreativa e Cultural de Cunqueiros (ARCC), no concelho de Proença-a-Nova, recebe sábado, dia 12 de fevereiro, o seminário “O território é a escala”, que promove em parceria com a ADXTUR-Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e Projeto Entre Serras (PES). A sessão de abertura está agendada para as 10H00 e nela intervêm João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, Nuno Caldeira da ARCC, Bruno Ramos da ADXTUR e Carlos Casteleira do PES

O objetivo é debater “os vários cruzamentos com o território, os olhares e as suas diferentes escalas de intervenção. Das iniciativas comunitárias de proteção do espaço-aldeia ao olhar questionador da fotografia”. A relação entre o campo e a cidade, entre o rural e o urbano também vai dar mote à discussão.

A manhã será dedicada ao tema “Sócio economia da paisagem”, com a apresentação de projetos comunitários que provam que “mesmo as aldeias mais esvaziadas de população podem apresentar inusitadas dinâmicas”. Pedro Pedrosa, da Associação dos Amigos da Ferraria de São João, falará sobre Zona de Proteção da Aldeia; Ema Pires, da Comissão de Proprietários da Aldeia da Mó sobre Condomínio de Aldeia; Tiago Fabião, dos Compartes dos Baldios da Freguesia de Cortes do Meio, sobre Olival comunitário; e Luís Rosa, da Comissão de Proprietários da Aldeia de Cunqueiros, seguindo-se um período de debate.

Os participantes farão uma visita ao lagar e dedicarão a tarde ao tema Arte & Paisagem, com a apresentação do resultado da missão de três fotógrafos, de registar através da sua objetiva o território para memória futura. Intervirão Duarte Belo sobre Aldeia-lugar-paisagem e que no desafio que partiu da aldeia de Cunqueiros e seguiu na direção das serras da Lousã e Açor; João Abreu com o tema À escala de Cunqueiros, e que fotografou a paisagem que encontrou na direção do Tejo-Ocreza; e Carlos Casteleira com Experimenta Paisagem e que para captar as suas imagens subiu o rio Zêzere. Marta Aguiar fará depois sobre o tema Fotografia e território e Nuno Faria entrega a marca Cunqueiros. Caberá também a Marta Aguiar a conclusão do encontro, que termina com visita às adegas de Cunqueiros.

A organização do evento vinca que “são as aldeias que dão significado à paisagem: a conversão de um pinhal em olival, ou a criação de uma faixa de proteção contra incêndios, traduzem uma vontade de assumir e cuidar do território”.

COMENTÁRIOS

Sandra Martins
à muito tempo atrás
Boa tarde!a minha sugestão e a seguinte em relação aos incêndios porque não existe uma equipa de bombeiros a frente do incêndio so ajuda das populações e não deixar chegar tão perto das suas casas Bem haja