Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Semana das Profissões destaca cursos profissionais

Reconquista - 17/02/2023 - 8:00

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova realizou a Semana das Profissões, com atividades que prmovem a ligação da escola ao mercado de trabalho.

Partilhar:

Os cursos profissionais são uma porta para o mercado de trabalho

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova realizou, de 6 a 10 de fevereiro, a Semana das Profissões, com atividades específicas de informação escolar e profissional e potencializando a articulação entre a escola e o futuro do mercado de trabalho. Para além de envolver os alunos dos cursos profissionais, a iniciativa visou promover o ensino profissional do Agrupamento, nomeadamente os cursos de gestão de equipamentos informáticos (em funcionamento o primeiro ano), de informática - instalação e gestão de redes e de restaurante/bar (estes dois no segundo ano).

Jorge Santos, coordenador dos cursos profissionais do Agrupamento, destacou o empenho dos alunos “porque fizeram um trabalho extraordinário”, e a ligação dos cursos ao território. “Estamos a apostar porque temos iminente que a informática e a restauração para o território onde estamos são as áreas que neste momento têm mais procura. Proença-a-Nova não pensa em áreas que não façam sentido”, referiu.

Durante a Semana das Profissões realizou-se a segunda edição do concurso de pastelaria, em que participaram as Escolas Tecnológicas e Profissionais da Zona do Pinhal e a de Sicó; jogos internet segura e robótica; oficinas sobre utilização avançada de correio eletrónico, montagem de um computador ou sobre que computador escolher na hora de comprar; três sessões técnicas de informática, para os alunos do 8.º ano; apresentação de cidadania digital e segurança na internet, que decorreu na EB da Sobreira Formosa; “Internet - afinal como é que funciona?”, que contou com a presença de docentes da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco; “Chandeleur en musique”, que consiste na preparação, confeção e organização de um serviço alusivo a uma tradição francesa de comer crepes; ou o colóquio “fake news”, dinamizado pela jornalista Lídia Barata, do jornal Reconquista, entre outras.

Decorreu ainda um colóquio com antigos alunos do Agrupamento, nomeadamente Gabriela Ribeiro (curso profissional de técnico de comércio); Ana Marques (curso profissional de técnico de animador sociocultural); Pedro Mendonça (curso profissional de técnico de gestão e programação de equipamentos informáticos) e Hugo Catarino (curso profissional de tecnologias e informática), que resultou numa conversa aberta sobre muitas das dúvidas e alguns dos mitos de hoje sobre o ensino profissional.

COMENTÁRIOS