Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova:Projeto promove luta contra o bullying

Reconquista - 24/03/2022 - 15:00

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova promoveu uma ação de sensibilização no âmbito do projeto “STOP bullying”.

Partilhar:

Evento contou com a especialista Paula Varandas

O Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova promoveu, dia 15 de março, uma ação de sensibilização no âmbito do projeto “STOP bullying”, feita de alunos para alunos. Segundo informa o Município em comunicado, a turma do 8.ºA, com orientação da professora Maria do Rosário Cristóvão e de outros professores e com o apoio dos serviços de educação/orientação e de intervenção social, apresentaram aos colegas dos 7.º e 8.º anos e do ensino profissional o trabalho de pesquisa que realizam sobre o bullying. Um inquérito realizado às turmas dos 5.º e 6.º anos sobre esta temática, procurou respostas para “o que é?” e “como se manifesta o bullying?”.

Ao longo do ano letivo, os alunos foram desafiados a deixar o seu testemunho sobre o bullying, colocando-o por escrito numa caixa, na biblioteca escolar, com o lema “Conta a Tua História”, histórias que também foram lidas nesta sessão.

Presente na sessão esteve a advogada Paula Varandas, habituada a trabalhar com jovens, explicou o enquadramento legal e as consequências para os jovens perante atos de violência, que têm efeito no imediato, mas que deixam marcas para o resto da vida e que podem ser irreversíveis, no que diz respeito à violência no namoro. Usou alguns exemplos de crimes e o seu desfecho. Paula Varandas incentivou à denúncia das situações abusivas, afirmando: “é no namoro que tudo começa e só tu podes decidir quando acaba”.

Esta atividade está integrada no projeto Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

COMENTÁRIOS