Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proença-a-Nova: Associações em casa com 130 anos de história

Lídia Barata - 13/06/2017 - 10:13

A comemoração do Dia do Município regressa aos antigos Paços do Concelho, para a sessão que assinala a efeméride e a inauguração da Casa das Associações.

Partilhar:

O espaço continua funcional e multiusos

A comemoração oficial do Dia do Município de Proença-a-Nova, assinalado a 13 de junho, regressa aos antigos Paços do Concelho, às 9H00, para a sessão solene que assinala a efeméride e a inauguração deste espaço como Casa das Associações, onde será debatido o tema “A cooperação como fator de desenvolvimento das sociedades”.

Segundo a história, recordada na agenda do município, remonta a 1871 o projeto de construir um novo edifício para albergar os Paços do Concelho, tendo-se optado por este edifício, na então praça Cândido dos Reis, em frente à igreja matriz.   

Foi construída uma sala de sessões, um gabinete para os empregados, sala e gabinete para a Repartição de Finanças, no primeiro andar, e uma sala para a Tesouraria da Fazenda Pública, cedida para teatro em 1894, e a cadeia, no rés-do-chão.

Em 1958 sofreu obras de remodelação que alteraram a disposição dos serviços públicos e mais tarde, com a aquisição de um edifício contíguo aos Paços do Concelho, decidiu-se pela ampliação da área construída no início dos anos 80. No final dessa década, a Repartição de Finanças e a Tesouraria da Fazenda Pública foram transferidas para o conjunto de edifícios ao lado do Mercado Municipal, ficando ali apenas os serviços camarários. Serviços esses que foram aumentando e se estenderam a um Gabinete Técnico, localizado na zona industrial.

Com a aquisição e remodelação do antigo Colégio Diocesano, em 2009, os serviços do município transferiram-se para este novo espaço, com capacidade para reunir os serviços dispersos.

Os antigos Paços do Concelho ficaram vazios e foram surgindo ideias para o ocupar, tendo vingado a instalação da empresa OutSystems, um projeto inovador de sete recém-licenciados que foi crescendo e hoje já conta com mais de seis dezenas, mas pretende chegar em breve aos 100 colaboradores, na sua maioria engenheiros informáticos. Com este crescimento, também a empresa começou a necessitar de um espaço maior e saiu em fevereiro deste ano dos antigos Paços do Concelho. Foi então que este executivo, liderado já por João Lobo, decidiu criar ali a Casa das Associações, partilhada atualmente pelo Núcleo da Juventude, Grupo Coral de Proença-a-Nova, Companhia de Teatro dos Montes da Senhora, Liga Portuguesa contra o Cancro, Associação Empresarial da Beira Baixa, Academia de Música, Universidade Sénior – polo de Proença-a-Nova e CASE – Coletivo de Artes Sem Exceção. O edifício dispõe ainda de salas de formação e sala multiusos que podem acolher atividades diversas. Os serviços camarários regressam também a este edifício, passando a funcionar ali o Gabinete de

Apoio ao Associativismo e Coletividades, o Gabinete de Inserção Profissional e o futuro

Gabinete de Apoio ao Emigrante. “Ao acolher várias associações, este edifício empresta

as suas paredes ao que a sociedade civil tem de melhor que é, de forma organizada e dando corpo também às necessidades das comunidades, prestar um serviço que é para

todos”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

COMENTÁRIOS