Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Profissões: Mostra aponta "rumos" académicos e profissionais

Reconquista - 07/03/2019 - 8:00

Para ter sucesso académico e profissional, por vezes, basta saber de antemão o melhor caminho a seguir.

 

Partilhar:

Mostra ajuda a orientar as escolhas dos alunos

“Rumos, nós mostramos, tu decides” foi o tema da segunda edição da Mostra de Profissões, que apresentou saídas académicas e profissionais aos alunos de Proença-a-Nova. Organizada pelo município, Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e Projeto Promover e Integrar CLDS 3G, a mostra decorreu a 27 de fevereiro e 1 de março, e contou com palestras com diferentes temáticas, exposições e testemunhos de alunos do ensino superior. “A educação é uma das áreas com prioridade absoluta para o executivo municipal. Dar a possibilidade aos estudantes de escolherem de forma consciente o seu futuro, para que sejam cidadãos realizados profissionalmente numa sociedade que se quer evoluída e inclusiva como a nossa, é a estratégia dinamizada nos últimos anos”, afirma João Lobo, presidente da Câmara Municipal.

Dirigida aos alunos do 9.º ano e secundário, esta iniciativa procurou apresentar aos jovens as diferentes opções formativas e todas as possibilidades de construção de uma carreira profissional, para que interromper a formação não seja uma escolha, mas também mostrar aos pais e encarregados de educação qual a realidade atual do mundo do trabalho, que é bastante diferente de há alguns anos e que será diferente no futuro. “Procurámos ser mais abrangentes e ambiciosos, tentámos responder a todas as questões dos alunos, sendo que por vezes é difícil pois não há respostas certas ou erradas, mas pelo menos tentámos dar-lhes a nossa visão e o nosso testemunho”, refere o diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, João Paulo Cunha.

No primeiro dia deste evento os alunos do secundário mostraram aos seus colegas do 9.º ano aquilo que poderão encontrar no curso que escolherem no final deste ano letivo, seja ele de Línguas e Humanidades, de Ciências e Tecnologias ou os Cursos Técnico-profissionais. Teve lugar uma palestra dirigida aos pais e encarregados de educação do ensino secundário sobre o mundo do trabalho, que contou a presença de Carlos Silva, sócio-gerente da Ambienti d ‘Interni, e Ricardo Araújo, diretor do polo de Proença-a-Nova da Outsystems.

Na sexta-feira, a manhã foi preenchida com uma palestra dirigida aos alunos do secundário, nas vertentes do aluno e profissional, na qual Ricardo Araújo, da Outsystems, voltou a frisar as características que um profissional tem de ter, independentemente da área que escolher. Foi ainda abordado o perfil do aluno no superior, na perspetiva do professor da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco, George Ramis, e com o testemunho de dois alunos, que revelaram os medos e os desafios que tiveram de enfrentar quando ingressaram na universidade. Esta palestra contou ainda com a participação da Catarina Veras e Nuno Leite, recém-chegados a Proença-a-Nova, que apresentaram a empresa Babel Ibérica.

Os alunos assistiram a diversas sessões de esclarecimento sobre os procedimentos nas candidaturas de acesso ao ensino superior, proatividade e empreendedorismo, promovidas pela Associação Inspiring Future, inseridos no Programa de Combate ao Insucesso Escolar.

COMENTÁRIOS