Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Projeto salta.acorda: Promoção de hábitos saudáveis

Reconquista - 27/01/2024 - 12:30

Promover hábitos de vida saudável entre as crianças proencenses é o mote do projeto “salta.acorda”, em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa.

Partilhar:

Crianças receberam cordas para saltar

Promover hábitos de vida saudável entre as crianças proencenses é o mote do projeto “salta.acorda”, que visitou, dia 19 de janeiro, a Escola de 1º Ciclo de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa para distribuir cordas pelos alunos.

Segundo a autarquia, “o projeto, incluído no Programa Local de Saúde Escolar de Proença-a-Nova e organizado pelo Centro de Saúde em parceria com o Município e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do concelho, surge da necessidade encontrada em promover o desenvolvimento infantil equilibrado, tanto físico como psicológico, através de práticas lúdicas de combate ao sedentarismo, assim como, combater a obesidade tendo em conta o facto de esta ser a maior causadora de doenças crónicas”.

A proposta patente neste projeto “assenta na ideia de que as brincadeiras mais tradicionais poderão permitir às crianças aumentar os níveis de atividade física durante o tempo de recreio, que geralmente se prolonga por períodos de 15 a 20 minutos. O saltar à corda surge como um dos exercícios aeróbicos mais equilibrados, por ser acessível a todos, numa perfeita relação de custo-benefício para educadores/familiares e crianças”.

As crianças do 1º Ciclo foram ainda incentivadas a usar as lancheiras oferecidas pelo Município no Dia da Criança em 2023, no sentido da promoção de uma alimentação saudável nas escolas, oferta no âmbito do projeto “Raiz Forte Planta Saudável”, que tem como grande objetivo a prevenção e diminuição da obesidade infantil.

COMENTÁRIOS