Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Proteção Civil: Crianças aprendem gestos que salvam

Lídia Barata - 07/03/2024 - 10:30

O Dia da Proteção Civil foi assinalado com uma exposição de meios no recinto escolar Quinta do Olival do Paço, em Castelo Branco.

Partilhar:

Crianças visitaram a exposição com os vários agentes da proteção civil

O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa (CSREPC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco, assinalaram, a 1 de março, o Dia da Proteção Civil, com uma exposição de meios no recinto escolar Quinta do Olival do Paço, em Castelo Branco.

Antes de visitarem esta mostra, com os vários agentes de proteção civil, as crianças das escolas básicas do Castelo e da Mina, o Jardim Escola João de Deus, os infantários Alfredo Mota e o Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, protagonizaram num exercício de evacuação, para testar a resposta perante uma ocorrência de incêndio.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou ao Reconquista que “a prevenção é extremamente importante e os gestos que salvam são ainda mais importantes”. Recorrendo à gíria popular, o autarca reitera que “de pequenino se encaminha o menino”, pelo que “hoje está-se a fazer uma sensibilização sobre o que é a proteção civil e a forma como os cidadãos encaram esta área e os seus comportamentos”. A escolha de direcionar as atividades às crianças teve um duplo significado, “desde logo incutir nas crianças uma cultura de segurança deste cedo e, através deles, chegar aos adultos, que respeitam sempre aquilo que são as opiniões e conselhos dos seus filhos”. Além disso, “o coordenador municipal de proteção civil tem, desde que tomou posse, o cuidado de estar perto das escolas e dos cidadãos e através da câmara e dos diversos meios de proteção civil a fazer este trabalho. Hoje aqui temos uma grande dimensão e um número elevado de meios e também uma grande diversidade, mostrando aqueles que em situações de emergência ou de catástrofe estão disponíveis para atuar em situações mais difíceis”.

Recorde-se que a efeméride foi instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (International Civil Defence Organization – ICDO), sendo que a nível nacional, por força do Despacho n.º 6915/2008, 21 de fevereiro, foi instituído o Dia da Proteção Civil. Além deste dia, em toda a Sub-Região da Beira Baixa, vários serviços municipais de proteção civil estão a promover, durante o mês de março, ações alusivas à efeméride, envolvendo toda a comunidade.

COMENTÁRIOS