Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

PS: Leopoldo Rodrigues quer dar um novo impulso a C. Branco

José Júlio Cruz - 16/09/2021 - 9:00

Liderança forte, mas dialogante, promete o candidato. Cinco eixos de ação balizam o seu programa, transversal para todo o concelho.

Partilhar:

Leopoldo Rodrigues durante a apresentação

O cabeça de lista do PS a Castelo Branco considera que é preciso dar um novo impulso ao concelho albicastrense e sublinha que “o sucesso e a exigência da próxima década dependem de uma liderança forte, mas dialogante, de uma visão estratégica, ousada e poderosa e também de uma equipa motivada, renovada e capaz de projetar o futuro”. Leopoldo Rodrigues assenta o programa eleitoral com que se apresenta sob a forma de cinco eixos de ação transversais ao concelho e com medidas e projetos concretos em cada um deles.

Como preconizou ao Reconquista à margem da apresentação deste compromisso, “a visão política para a próxima década passa pela coesão do território, pelo aprofundamento da liderança regional no distrito, pelo combate aos problemas demográficos, por uma política amiga das famílias, pelo ambiente e ação climática, pela qualificação e emprego, pela arte, pelo património e cultura e pelo desenvolvimento sustentável e inclusivo nas mais diversas áreas”.

Procurar-se-á, segundo revelou ao Reconquista, “corajosamente, projetar Castelo Branco e o bem-estar dos albicastrenses, desígnio maior desta candidatura”. Qualidade de vida – investir nas pessoas; Ambiente e território; Educação, formação e cidadania; Arte, cultura e património; e Economia e sustentabilidade são os eixos que suportam o programa, resultado “da escuta dos albicastrenses e de especialistas em diversas áreas (…)”.

Constitui “um compromisso, com a necessária ambição, com o desenvolvimento”, referiu. Leopoldo Rodrigues diz-se preocupado com os resultados dos censos e acredita que “é preciso investir nas pessoas” e que, por isso, “uma medida de apoio à natalidade e atração de pessoas, articulada com outras, é a gratuitidade das creches e a comparticipação da Educação Pré-escolar”. A devolução gradual do IRS municipal, a recuperação e construção de habitações para arrendamento a custos acessíveis reforçam a aposta, tal como um melhor acesso aos cuidados de saúde primários. O PS propõe-se “completar a rede de centros de dia, apoio domiciliário e estruturas residenciais para idosos”.

Pugnar junto do governo pela construção de um Centro de Medicina de Reabilitação de dimensão nacional e referência internacional que “se dedicará à reabilitação funcional, nas áreas do desporto e neurológica, nomeadamente dos AVC”, está entre as metas. Projetar a construção da Barragem do Barbaído e recuperar as principais linhas de água como Ocreza, Ponsul e afluentes integram o programa, onde a “valorização da temática da água” é potenciada com “a criação do Centro de Ciência Viva em Casal da Serra”.

“Queremos diminuir a fatura mensal da água para que as famílias albicastrenses possam usufruir de modo direto da boa condição financeira autárquica alcançada no tempo de Joaquim Morão. Do mesmo modo, entendemos necessário implementar um sistema integrado de recolha e valorização de bio resíduos”, promete Leopoldo Rodrigues.

Reorganizar a rede de transportes, criar um sistema a pedido em articulação com os operadores, criar uma «Ecopista» entre Cebolais de Cima/Retaxo, Castelo Branco e Alcains e promover a reflorestação são outras das medidas. Em termos educativos, destaca-se a aquisição de kits pedagógicos com o objetivo de impulsionar o sucesso escolar. Existe também uma proposta para a construção da Cidade das Artes e da Ciência que “tornará Castelo Branco cada vez mais cosmopolita e ponto de referência da cultura, dos artistas, da ciência e dos cientistas”, mas também a promoção de uma Bienal Internacional de Artes e de um festival de teatro infantil.

Em termos económicos, captar empresas, apoiar empresários e implementar a rede 5G são promessas que o candidato tem vindo a divulgar amiúde, tal como a construção do novo hotel inspirado no antigo Hotel de Turismo. Promover a candidatura de Castelo Branco a Cidade Criativa das Artes da Unesco é outro dos objetivos, bem como aprofundar a relação com os produtores locais valorizando os recursos endógenos (azeite, queijo, mel, leite, entre outros) colocando ao serviço destes instituições afetas à autarquia (InovCluster e CATAA).

Leopoldo Rodrigues não esqueceu nesta apresentação os mandatos em que o concelho foi gerido por Joaquim Morão, seu atual mandatário. E sublinhou que foi com ele e com o PS que Castelo Branco se transformou “num território mais cosmopolita, inovador e sustentável” e “alcançou um impulso como nunca tinha conhecido (…) com infraestruturas de excelência, atividade cultural dinâmica e, sobretudo, onde há bem-estar e qualidade de vida”, tendo conhecido “entre 1997 e 2013 o seu período de maior desenvolvimento”.

COMENTÁRIOS