Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

PT.281+: Ultramaratonistas abraçam o grande desafio

Artur Jorge - 25/07/2019 - 17:20

Quarta edição de uma das mais longas distâncias do mundo realiza-se de 25 a 28 de julho. Chegada dos duros marcada para o castelo albicastrense.

Partilhar:

Uma das ultramaratonas mais duras do mundo

Aí está a Portugal Ultramarathon. A 4.ª edição de uma das mais longas ultramaratonas do mundo realiza-se de 25 a 28 de julho, em território da Beira Baixa.

São 281 km para cumprir num tempo máximo de 66 horas.

Em formato non-stop e em regime de semi-suficiência. Os participantes são guiados, exclusivamente, por GPS.

A travessia da Beira Baixa, como comunidade intermunicipal, faz-se por caminhos e estradas que ligam os vários municípios.

Após a saída de Penamacor, às 18h00 do dia 25 de julho, os ultramaratonistas têm 66 horas para percorrer o trajeto pelos seis concelhos. Terão bases de apoio em Penha Garcia, Idanha-a-Nova, Lentiscais, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Oleiros e a última em Sarzedas.

A partir de Sarzedas, a 25 km da chegada - na muralha do castelo, em Castelo Branco – os participantes podem correr com as equipas de apoio, “de forma a criar outra motivação nos desgastados corredores”, explica a organização.

O primeiro classificado deverá concluir a prova entre as 38 e 40 horas. João Oliveira, que venceu as três edições da PT.281 Ultramarathon, é o principal candidato. Como grande adversário, “e nestas provas qualquer coisa pode constituir um enorme opositor”, tem este ano o italiano Luca Pappi, que venceu a 360 da Gran Canaria.

A chegada dos concorrentes ao castelo albicastrense faz-se sábado a partir das 10h00 e até domingo às 12h00 estarão, em contínuo, a chegar “finishers”.

São 75 ultramaratonistas. “70 por cento são estrangeiros” destaca a organização, de continentes tão distantes como a Ásia e a América.

O país mais representado é Portugal, seguido de Espanha e do Brasil, com seis cada um. Há 12 nacionalidades e três continentes representados.

COMENTÁRIOS