Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Quaresma: Castelo Branco assinala Tríduo Pascal

Reconquista - 14/04/2022 - 10:57

Procissão evocativa da morte e sepultura do Senhor regressa às ruas da cidade pela primeira vez desde a pandemia.

Partilhar:

Sé recebe as celebrações. Foto Reconquista

A Igreja assinala a partir desta quinta-feira o Tríduo Pascal, que em Castelo Branco vai acontecer na Sé.

Esta Quinta-feira Santa pela manhã celebra-se a missa crismal, com a renovação dos compromissos sacerdotais, consagração e bênção dos santos óleos, com a cocelebração do bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias.

Serão ainda homenageados os sacerdotes que cumprem 60, 50 e 25 anos desde a sua ordenação e os cinco diáconos dos seis que foram ordenados a 5 de janeiro de 1997 e que foram os primeiros diáconos permanentes ao serviço pastoral da Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

Um dos homenageados é o bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco, D. Augusto César, que foi sagrado bispo a 21 de maio de 1972 e nomeado bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco a 28 de setembro de 1978, onde serviu até 22 de abril de 2004, altura em que resignou e passou à situação de jubilado.

A diocese celebra também as bodas de ouro sacerdotais do padre Manuel Lopes Mendonça, as bodas de prata sacerdotais dos padres Carlos José Cardoso de Almeida, Amílcar Afonso Nunes (já falecido) e Pedro Manuel Bernardino Tropa.

Fazem também este ano os 60 anos de ordenação sacerdotal os padres Adelino Américo Lourenço, António da Conceição Bengala Escarameia e José Sanches Pires.

Este ano fica também marcado pelos 25 anos da ordenação dos primeiros seis diáconos permanente da diocese, a 5 de janeiro de 1997.

Ainda há cinco vivos que fazem este ano as suas bodas de prata de ordenação.

São eles Francisco Fernandes Alves, José Luís Bacharel, Agostinho Janela Barbeiro, Alberto Matos e Vitor Cordeiro.

A partir das 18H00 desta quinta-feira acontece a missa da Ceia do Senhor, com o rito do lava-pés. Segue-se a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na Sexta-feira Santa há celebração de laudes a partir das 10H00 e pelas 15H00 inicia-se a ação litúrgica, com a liturgia da Palavra, adoração da cruz e sagrada comunhão.

A partir das 21H00 acontece a procissão evocativa da morte e sepultura do Senhor, com saída da Misericórdia e percurso pelas ruas da cidade.

Depois de sair da igreja da Graça a procissão segue em direção à Sé, passando ainda pelo Banco de Portugal, tribunal, avenida 1.º de Maio, rua Dadrá, rua Conselheiro Albuquerque, avenida Nuno Álvares, praça do Município e regressando à igreja da Graça pela zona da sé.

No sábado há laudes a partir das 10H00 e pelas 22H00 realiza-se a Vigília Pascal, com a liturgia da Luz, da Palavra, batismal e eucarística.

No domingo de Páscoa haverá eucaristia às 9H00, 12H00 e 18H00.

COMENTÁRIOS