Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Quaresma: Misericórdia do Fundão cancela manifestações de culto

Reconquista - 24/03/2022 - 17:52

Evolução da pandemia está na origem da decisão.

Partilhar:

A Santa Casa da Misericórdia do Fundão decidiu suspender todas as manifestações de culto associadas à Quaresma por considerar que ainda não estão reunidas as condições para que aconteçam com a segurança sanitária, devido à pandemia.

A Misericórdia que já tinha anunciado no início do mês o cancelamento do Senhor dos Passos, afirmando na altura que iria analisar o evoluir da pandemia para saber o que fazer quanto aos restantes rituais.

Em concordância com o pároco de Fundão “concluiu-se que é prematuro retomar as Solenidades da Semana Santa no atual contexto” e que tendo em conta “um aumento do número de contágios, falando-se já numa sexta vaga, considerámos de bom senso não realizar as manifestações públicas de culto da Semana Santa, nomeadamente a Procissão do Senhor da Cana Verde e a Procissão do Enterro do Senhor, de modo a evitarmos a enorme aglomeração de pessoas que, normalmente, estes atos de culto provocam e a proximidade interpessoal que geram”.

Outra razão é o facto de a Irmandade ser constituída “maioritariamente por pessoas cuja vulnerabilidade é indiscutível”, um argumento que esteve na origem do cancelamento do Senhor dos Passos.

“Certos de que esta é a decisão mais cautelosa, responsável e acertada no atual contexto, mas na expetativa de que no próximo ano possamos retomar estas solenidades com redobrado empenho, vontade e devoção, confiamos na compreensão de todos aqueles que habitualmente nelas participam ativamente”, diz a Misericórdia em comunicado.

COMENTÁRIOS