Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Rail Fest: Comboio transporta cultura e património

Lídia Barata - 24/06/2021 - 8:00

Comboios, património cultural e identidade territorial são os ingredientes do Rail Fest que une os municípios de Vila Velha de Ródão, Entroncamento, Águeda e o Museu Nacional Ferroviário.

Partilhar:

O comboio presidencial volta a parar na estação de Vila Velha de Ródão

Comboios, património cultural e identidade territorial são os ingredientes do projeto Rail Fest – Programa Cultural em Rede, apresentado dia 17 de junho, e que resulta de uma candidatura conjunta entre os municípios de Vila Velha de Ródão, Entroncamento e Águeda, a que se junta o Museu Nacional Ferroviário, local onde foi apresentado o projeto que responde ao desafio da Comissão Europeia de aliar culturalmente os elementos comuns a estes territórios e que escolheu 2021 para assinalar o Ano Europeu do Transporte Ferroviário.

“Viajar é preciso!” é assim o mote do Rail Fest – Programação Cultural em Rede, que decorre de junho de 2021 a maio de 2022, e que reponde à necessidade de “conhecer novos locais e culturas ou de os revisitar”. O festival será concretizado através de uma programação cultural em rede, com diversos eventos a decorrer “nestes três territórios que partilham entre si uma identidade intimamente ligada à ferrovia e à era industrial”.

 

O evento foi apresentado no Museu Nacional Ferroviário

 

 

Ao longo de quase um ano, a “viagem” deste comboio cultural passa pelas estações da fotografia, literatura, cinema, teatro e música. Mas o programa deixa ainda a proposta de viagens pela Região Centro, por Portugal e pelo Mundo, através deste meio de transporte, o comboio, aliando-o então ao “património cultural e identidade territorial”, culminando com a viagem do Comboio Presidencial na linha da Beira Baixa, com paragem em Vila Velha de Ródão.

Na apresentação pública do Rail Fest estiveram os presidentes dos municípios de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, e do Entroncamento, Jorge Faria, o vice-presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, e o presidente da Fundação Museu Nacional Ferroviário, Manuel Cabral, que foram unânimes no elogio às potencialidades do projeto.

Para Luís Pereira, “este foi um desafio fácil de aceitar, uma vez que há muitas afinidades entre estes concelhos e este é um projeto que incentiva as pessoas a viajarem por estes territórios através da cultura”.

De entre as atividades aprovadas através desta candidatura conjunta, em Vila Velha de Ródão, para 2021, destacam-se, no primeiro fim-de-semana de setembro, a atuação dos The Gift e dos Farra Fanfarra; a apresentação do cinema de viagem “A Passagem dos Elefantes”, um filme de João e Miguel Manso com António Poppe, a 20 de setembro; o encontro sobre Literatura d(e) Viagem com Carlos Vaz Marques e os poetas Jaime Rocha, José Anjos e Francisca Camelo, a 21 de setembro, e a exposição de Fotografia de Viagem, “O Comboio de Ferro” na Mauritânia, do fotógrafo Daniel Rodrigues.

O RAIL FEST – Programa Cultural em Rede é cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Todas as atividades têm entrada gratuita, mas dada a lotação limitada carece do levantamento prévio de bilhete (limitado a quatro bilhetes por pessoa), além do cumprimento do uso obrigatório de máscara durante as atividades, eventos ou espetáculos, sendo os lugares ocupados por ordem de chegada. As atividades decorrem de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral de Saúde em vigor, podendo, por isso, sofrer alterações em função da evolução da pandemia.

COMENTÁRIOS

JMarques
à muito tempo atrás
A Medalha de Mérito de Destruição do Caminho de Ferro em Portugal, deve ser atribuída a Cavaco Silva, pelo número de linhas férreas que encerrou.
Os seus acólitos agora choram lágrimas de crocodilo pela falta de investimento na rede ferroviária nacional e pelas linhas, cujo o fecho aplaudiram.