Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Rali: Máquinas na estrada sábado e domingo

Artur Jorge - 11/06/2021 - 17:10

O Rali de Castelo Branco inicia a luta contra o cronómetro na tarde de sábado (dia 12), mas logo de manhã há qualifying em V.V Ródão.

Partilhar:

Armindo Araújo venceu o Rali de Castelo Branco em julho do ano passado

Os motores fazem-se ouvir logo na manhã de sábado, quando os “prioritários” rumarem a Vila Velha de Ródão para o qualifying de abertura do Rali de Castelo Branco.

Escolhida a ordem de partida, mediante os tempos conseguidos, a prova que assinala a entrada do Campeonato de Portugal de Ralis na fase de asfalto começa a contar às 15h00 de sábado, dia 12.

É da zona das Docas, onde está o Parque Fechado, que as equipas saem em direção aos troços da primeira secção. Às 16h21 começa a cumprir-se a primeira passagem por Vilas Ruivas (16,31 km), que há-de ser repetida às 18h12. Pelo meio, há a classificativa de Foz do Cobrão (14,67 km).

À medida que cumprem os troços cronometrados, os concorrentes regressam a Castelo Branco e passam pelo Parque de Assistência (Campo da Feira) antes de entrarem em Parque Fechado.

Como o nosso jornal noticiou na edição passada, a Super Especial Reconquista foi anulada devido “a ainda não estarem reunidas as condições sanitárias, relacionadas com a pandemia de Covid-19, para reatarmos um momento de grande espetáculo”, como explicou na apresentação do rali o presidente do clube organizador (ECB), António Sequeira.

No domingo, 13 de junho, cumprem-se a 3.ª e 4.ª secções. A 2.ª estava reservada à SE.

A caravana ruma à zona de Sarzedas. Na estrada de acesso à Lisga e antes de chegar à povoação, viram à direita para o troço Dáspera/Salgueiral (12,24 km). O primeiro carro ataca o cronómetro às 10h51. Às 11h24 inicia-se a passagem da manhã por Santo André das Tojeiras (11,96 km).

A direção da prova procede a um reagrupamento à hora de almoço nas Docas e as equipas regressam à estrada a partir das 13h00, para fazerem a passagem vespertina por Dáspera/Salgueiral (14h36) e Santo André das Tojeiras (15h09).

O primeiro carro deve regressar às Docas às 15h54, seguindo-se a cerimónia de pódio, “com mais alguma abertura que em 2020, mas cumprindo todas as normas estabelecidas”, como frisou Luís Dias, diretor de prova. São 99,69 km cronometrados e um total de 313 km de rali.

COMENTÁRIOS