Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Rancho de Retaxo: Pinceladas de Poesia lançado em dia de aniversário

José Luís Pires - 16/12/2021 - 13:00

A pandemia adiou o evento, mas foi com emoção que Maria da Conceição Correia trouxe à estampa o seu livro “Pinceladas de Poesia”, no 40.º aniversário da coletividade.

Partilhar:

Esta obra é mais uma edição desta associação

A pandemia adiou o evento desde maio de 2020, mas foi com emoção que Maria da Conceição Correia trouxe à estampa o seu livro “Pinceladas de Poesia”, deixando um agradecimento a todos os que contribuíram para que esta obra nascesse, uma edição da Associação Cultural e Social Rancho Folclórico de Retaxo (ACSRFR), lançada no dia do 40.º aniversário da coletividade. Um livro cuja importância também foi destacada por todos os intervenientes na cerimónia.

João Pedro Goulão, presidente da direção da ACSRFR, destacou a qualidade do livro e congratulou-se por a agremiação ter juntado o sonho desta sócia a outras edições que dão a conhecer os valores humanos e a qualidade na escrita que existem na Freguesia. Agradeceu às entidades que ao longo dos 40 anos apoiaram, apoiam e reconhecem o trabalho e a importância que a coletividade tem. Todo este trabalho “só é possível com o envolvimento de todos os que fazem parte da ACSRFR, sendo uma honra presidir aos destinos desta associação. Continuaremos enquanto for possível, esperando poder contar com um apoio justo e que nos permita crescer, não só num melhor trabalho, mas também nas condições físicas, pois necessitamos de uma sede à dimensão daquilo que somos”.

Fátima Mendes, em representação da Junta de Freguesia, salientou “o trabalho que a “ACSRFR continua a desenvolver, das mais antigas e importantes da Freguesia, pelo que continuará, como as outras, a contar com o apoio da Junta”. Saudou a autora pelo trabalho apresentado, e entregou uma lembrança que assinala os 40 anos.

Catarina Durão, diretora regional no Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), esteve pela primeira vez em Retaxo, manifestando a sua satisfação por ser nas comemorações dos 40 anos de “uma das mais dinâmicas associações juvenis do distrito de Castelo Branco, com um percurso associativo exemplar, sendo um excelente parceiro do IPDJ”. Deixou a promessa de voltar para uma visita à sede da ACSRFR para conhecer o espaço, as condições de funcionamento e estudar a forma de uma colaboração maior entre as duas partes.

Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, valorizou o trabalho que a colectividade retaxense continua a desenvolver, até nesta vertente da edição. O autarca albicastrense referiu que esta “é uma coletividade muito importante nesta freguesia e no concelho de Castelo Branco, não só pelo trabalho na área etno-folclórica, como também na parte social, com o apoio às famílias, destacando-se na distribuição mensal de alimentos”. Prometeu o apoio possível da parte da Câmara Municipal, “pois as associações fazem um trabalho extraordinário, cabendo ao município dotá-las dos meios que as façam crescer e continuar a desenvolver esse trabalho”. Leopoldo Rodrigues aproveitou a ocasião para reconhecer o trabalho que Alísio Saraiva tem feito na viola beiroa, “o verdadeiro mestre no ressurgimento deste instrumento no nosso concelho”, e que tem que continuar a desenvolver e a ser apoiado neste trabalho que foi iniciado há mais de 20 anos pelo mestre Alísio e a ACSRFR. Joaquina Raimundo, que prefaciou o livro, fez uma breve apresentação do mesmo. Reconheceu a qualidade do conteúdo, frisando que a autora “é detentora de uma obra de grande criatividade e inspiração poética, genuína, pura, sincera e pragmática, uma realização onde está presente o amor às pessoas, à sua terra natal, à natureza e à vida”.

Na sessão que se realizou no salão da Junta de Freguesia em Retaxo estiveram sócios, amigos (alguns vindos propositadamente da zona de Lisboa), Margarida Pereira, diretora da Fundação Inatel no Distrito de Castelo Branco, e Raul Silva, representante da Federação do Folclore Português.

No Natal Vamos Recordar

No Natal Vamos Recordar é a atividade que a Associação Cultural e Social Rancho Folclórico de Retaxo vai realizar no fim-de-semana, dias 18 e 19 de dezembro, entre as 14H30 e as 18H00, na sua sede social, uma vez que, por mais um ano, fica adiado o encontro Vamos Cantar ao Menino.

Para além do presépio tradicional (com o musgo), os visitantes podem ver parte das exposições “Eu Tenho Um Pião” e “Jogos e Brinquedos de Encantar” (ambas da Associação), os desenhos do retaxense Francisco Pereira e adquirir filhoses, broas de mel, sonhos e pão.

COMENTÁRIOS