Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Redes Sociais: Sp. Covilhã e BC Branco com pegada digital

Artur Jorge - 13/02/2020 - 6:30

Um estudo do Observatório das Ligas Europeias de Futebol apurou o grau de representatividade dos clubes portugueses nas redes sociais. A partir dele, Reconquista fez a leitura dos dados das nossas equipas.

Partilhar:

A partir dos dados do Observatório, fomos perceber o grau de representatividade dos nossos clubes nas redes sociais

Sporting da Covilhã (Facebook) e Benfica e Castelo Branco (Instagram) são os clubes do distrito com mais impacto nas redes sociais. De acordo com um estudo levado a cabo pelo Observatório das Ligas Europeias de Futebol, ferramenta digital de “apoio ao desenvolvimento, sustentação e crescimento do jogo”, os dois históricos da Beira Baixa são aqueles que chegam a mais pessoas através da comunicação nas redes sociais.

Os leões da serra intervêm mais ativamente no Facebook. No final de 2019 tinham 13215 seguidores e recebido ligeiramente mais do que 13 mil ‘likes’ nas suas publicações. Estes números, segundo o trabalho do Observatório, correspondem ao 59.º lugar nacional, numa ordenação que conta com cerca de 1500 clubes de futebol de todos os campeonatos portugueses e das competições do Inatel. O BC Branco surge onze posições abaixo do Sp. Covilhã, em 70.º do país, com 10841 seguidores.

O terceiro clube da região mais bem cotado no “face” é o Alcains. Os ‘canarinhos’ são dinâmicos nesta plataforma, contando mais seguidores que três emblemas da AF Castelo Branco que se encontram no Campeonato de Portugal. O CDA terminou 2019 com 4533 seguidores. É o 233.º clube do país mais popular neste rede.

O Oleiros é o quarto do distrito. A comunicação que passa através do Facebook granjeou no último ano mais de 4 mil gostos. E tinha em final de dezembro 4173 seguidores. É o 263.º de Portugal a intervir no Facebook. Curiosamente, Sertanense e Sernache não têm grande pegada digital por aqui, mais até os vitorianos que são apenas o 13.º clube do distrito em número de seguidores.

Já o Sertanense tem menos seguidores e ‘likes’ que, por exemplo, Associação Desportiva da Estação (ADE), o primeiro da lista à escala regional só com futebol de formação, Académico do Fundão e… Estrelas do Zêzere. O clube da Boidobra chega aos 3638 seguidores. Interessante.

São 19 os nossos clubes de futebol que estão classificados neste trabalho no que à rede do Facebook diz respeito. Mais do que os 14 cotados no Instagram.

O FC Porto é o clube mais popular no Facebook. Tem mais de quatro milhões de seguidores. Ao nível do Campeonato de Portugal, Beira-Mar (18.º com 42416 seguidores) e União de Leiria (26.º, 29377 seguidores) ainda têm do seu lado o peso da história e dos tempos grados na divisão principal.

INSTAGRAM Já na rede em que privilegia a imagem e alcança um público-alvo mais jovem, é o Benfica e Castelo Branco que apresenta mais retorno. O clube presidido por Jorge Neves tem 3087 seguidores e ganha em termos nacionais nove lugares em relação ao seu posicionamento no Facebook. Na área geográfica distrital, ninguém interage melhor que os encarnados da capital.

No “insta” o maior salto dos registos digitais é protagonizado pelo Sertanense. Se no Facebook o impacto não é significativo (tem sete clubes do distrito à sua frente), aqui a comunicação sertaginense funciona. Mais de dois mil utilizadores (2005 no final de 2019) acompanham as publicações. É o 82.º clube do país nesta esfera de representatividade.

O Sporting da Covilhã, das ligas profissionais, surge na posição três distrital e em 149.º lugar a nível nacional. Os covilhanenses têm, claramente, mais impacto no Facebook, não indo além dos 1059 seguidores no Instagram.

O Oleiros surge aqui também em 4.º do escalonamento beirão. Equilibrada a presença da ARCO nas duas redes alvo de análise.

Em 4.º e 5.º lugar aparecem Académico do Fundão (215.º do país) e Estação (294.º). Dois clubes que trabalham, exclusivamente, com escalões de formação. Percebe-se a interatividade no Instagram, sendo que já no Facebook os números de ambos não são nada desprezíveis.

O Vilarregense (296.º do país) aparece nesta rede à frente do Alcains. O clube alcainense – confirma-se – valoriza mais a presença no Facebook. E, se calhar, faz bem. É que o ranking do “insta” inclui “cerca de metade dos números, em termos de agremiações, presentes no ranking elaborado para o Facebook, apesar das gerações mais novas utilizarem esta rede”, como explica o Observatório. Acontece que, acrescenta a fonte do estudo, “nota-se aqui a presença de imensas páginas/perfis de equipas jovens de determinados clubes, criadas por elementos do grupo e para a equipa e os amigos, mas sem filiação ‘oficial’ ou selo institucional”.

O autor da compilação de dados faz questão de mencionar que apenas as contas “oficiais” foram tidas em conta: “Perfis privados ou sem publicações não foram contabilizados”.

Académica e Belenenses são grandes nas redes sociais

Dois ícones do futebol luso e que em termos históricos surgem logo atrás dos grandes, mantém forte representatividade nas redes sociais, mesmo estando, presentemente, afastados dos grandes palcos. Associação Académica de Coimbra/OAF e Clube de Futebol ‘Os Belenenses’ têm pegada digital e comprovam através das redes que continuam a ser instituições de referência.

No Facebook, a Académica só tem menos seguidores e ‘likes’ nas publicações que FC Porto, Benfica, Sporting e Sporting de Braga. Já o Belenenses - o Belenenses do Restelo, o campeão nacional de 1954/55 – não obstante gravitar nos distritais de Lisboa é o 9.º clube português com mais interesse nesta plataforma. Gera a atenção de 118459 utilizadores.

No Instagram, rede onde o SL Benfica lidera com quase 1 milhão e 415 mil seguidores, a “Briosa” surge em 9.º lugar nacional e o CF Os Belenenses em 19.º. Perdem junto da juventude. Mas os azuis do Restelo também aqui dão um “bigode” ao Belenenses SAD, que só surge no 46.º lugar do ranking. Bem atrás, por exemplo, de Lusitânia de Lourosa (27.º),Fafe (28.º), Beira-Mar (29.º) e União de Leiria (31.º), os clubes do Campeonato de Portugal que mais captam atenções no Instagram. E até do CD Estrela (41.º) o herdeiro do CF Estrela da Amadora.

 

A INTERATIVIDADE DOS NOSSOS

(O estudo do Observatório alude apenas a clubes que têm futebol)

FACEBOOK

1.º (59.º) Sp. Covilhã (13215 seguidores)

2.º (70.º) BC Branco (10841)

3.º (237.º) Alcains (4533)

4.º (263.º) Oleiros (4173)

5.º (275.º) Estação (4106)

6.º (293.º) Ac. Fundão (3908)

7.º (321.º) EZ Boidobra (3638)

8.º (344.º) Sertanense (3508)

9.º (462.º) Desportivo (2718)

10.º (481.º) Vilarregense (2599)

11.º (504.º) A. Moradal (2549)

12.º (511.º) Proença-a-Nova (2470)

13.º (530.º) Sernache (2378)

14.º (594.º) Idanhense (2210)

15.º (610.º) Belmonte (2106)

 

 

INSTAGRAM

1.º (61.º) BC Branco (3087 seguidores)

2.º (82.º) Sertanense (2005)

3.º (149.º) Sp. Covilhã (1059)

4.º (196.º) Oleiros (846)

5.º (215.º) Ac. Fundão (785)

6.º (294.º) Estação (603)

7.º (296.º) Vilarregense (599)

8.º 304.º) Alcains (583)

9.º (343.º) Idanhense (533)

10.º (400.º) Desportivo (454)

11.º (477.º) Sernache (361)

12.º (575.º) Atalaia (269)

13.º (594.º) A. Moradal (251)

14.º (706.º) EZ Boidobra (151)

COMENTÁRIOS