Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Região: Património e clima celebrados com cultura

José Furtado - 22/04/2022 - 8:24

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se em vários concelhos do distrito.

Partilhar:

Cine Teatro Avenida recebe a programação em Castelo Branco. Foto arquivo Reconquista

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se a 22 e 23 de abril com atividades em vários concelhos do distrito de Castelo Branco. Segundo a Direção-Geral do Património Cultural no concelho de Castelo Branco o Cine Teatro Avenida recebe o espetáculo “A Quiet Moment” da Companhia de Teatro de Almada, que segundo a organização “traz para o palco uma releitura de "Psycho" de Alfred Hitchcock, lançando um olhar contemporâneo a este objeto histórico”.

A apresentação é no dia 22 às 21H30. No mesmo dia e à mesma hora Penamacor recebe o concerto MP Guirardo, no convento de Santo António.

No dia 23 está marcada para as 15H00 uma conversa aberta no Museu Municipal de Penamacor sobre os saberes populares de reutilização de utensilagem do quotidiano.

No final haverá uma visita guiada à vila, sobre os usos e reutilizações de edificados e estruturas.

No Fundão o Museu Arqueológico Municipal recebe no dia 22 visitas guiadas à presença do clima das coleções do museu, com a leitura de autores clássicos.

No mesmo dia a Escola Secundária do Fundão debate o clima com o meteorologista e colunista do Reconquista Costa Alves, seguindo-se uma visita à estação meteorológica do Fundão e a homenagem ao padre Virgílio Oliveira, também conhecido por padre “Latinhas”. Costa Alves, Pedro Salvado e Joana Bizarro participam também numa conversa aberta na Academia Sénior do Fundão, organizada pelo Museu Arqueológico Municipal do Fundão.

Na Covilhã a programação está a decorrer desde segunda-feira e esta quinta-feira a biblioteca municipal recebe um encontro sobre património e clima. No Museu dos Lanifícios pode ser vista uma exposição de fotografia sobre o património da cidade, no olhar de Manuel Ferreira Rodrigues.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é este ano dedicado ao tema do património e clima, com a finalidade “de reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça”, explica a organização.

COMENTÁRIOS