Este site utiliza cookies. Ao continuar a navegar no nosso website está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais

Requalificação do antigo quartel com mais verbas aprovadas

João Carrega - 15/02/2024 - 18:28

As novas instalações do IEFP em Castelo Branco só estarão terminadas este ano. Trabalhos complementares prolongam a conclusão da requalificação de um edifício adquirido em 2016. O valor da obra é agora de 1,882 milhões de euros.

Partilhar:

A requalificação do antigo quartel deverá ficar concluída este ano

As obras de requalificação do antigo quartel dos Bombeiros de Castelo Branco, na Avenida Nuno Álvares, para a instalação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) receberam um valor extra de 782 mil euros. O anúncio está publicado em Diário da República, onde é autorizado o aumento de despesa de 1,1 milhões de euros para 1,882 milhões de euros. A justificação prende-se “com a necessidade de realizar trabalhos complementares”.

O Diário da República indica ainda que a obra se estende para o ano de 2024. Como o Reconquista anunciou em primeira mão, a intervenção naquele edifício foi divulgada em 2016, aquando da sua aquisição por parte do Estado. As obras iniciaram-se no início do ano passado e teria um prazo de execução de nove meses, agora estendido para 2024.

De acordo com o projeto, no rés-do-chão será instalado um espaço de atendimento ao público e uma área para sessões coletivas. No primeiro piso ficará uma área de trabalho técnico e duas salas de formação. Atrás do edifício principal em duas casas existentes, vão surgir mais salas de formação”.

O novo espaço foi adquirido pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional por 400 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco. Em 2017 o espaço foi mesmo visitado pelo presidente do IEFP em exercício, António Valadas da Silva, numa cerimónia em que foi apresentado o projeto de requalificação.

Para o novo edifício apenas mudarão os serviços que se encontram na Rua Pedro Álvares Cabral, em instalações alugadas. Isto porque o Centro de Formação Profissional, na zona industrial, irá manter-se em funcionamento com as diferentes ofertas formativas.

Esta intervenção vai permitir requalificar mais um edifício antigo na Avenida Nuno Álvares, que assim mantém parte da sua estrutura. Já antes a autarquia albicastrense recuperou a antiga casa azul, onde está o posto de turismo, bem como as vivendas dos Serviços Municipalizados e do ACT. Mais recentemente foi a ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa a recuperar precisamente a vivenda situada ao lado das futuras instalações do IEFP.

Recorde-se que o centro de emprego de Castelo Branco está a funcionar, desde 1976, num prédio de habitação situado na avenida Pedro Álvares Cabral. O diretor do IEFP de Castelo Branco, Jorge Diogo, já tinha referido ao Reconquista que a mudança de instalações “é um sonho antigo de várias gerações de trabalhadores deste serviço”. Também para os utentes, as novas instalações serão mais funcionais e acolhedoras.

EMPREGO De referir que os últimos dados publicados pelo IEFP, respeitantes a dezembro de 2023, o concelho de Castelo Branco registava 1847 desempregados, sendo que 349 procuravam emprego pela primeira vez. Os números revelavam ainda que 847 eram homens e 1000 pertenciam ao sexo feminino. Os valores representam um acréscimo de desemprego no concelho face a 2022, em que o número de desempregados inscritos era de 1583 pessoas (711 homens e 872 mulheres).

COMENTÁRIOS